Reações do Estado Sólido e Interações Entre Defeitos (continuação – 5)

Distorções Numa Rede

Chamaremos distorções a todas as tensões, discordâncias (quebras na periodicidade da rede) ou deslocações de planos habitados por deslizamento, que ocorram no estado sólido. Sendo assim, essas distorções poderão resultar de uma série de defeitos estruturais já mencionados aqui, cuja presença dentro de uma estrutura perfeita pode se estender por algumas distâncias atômicas, constituindo um pequeno universo de defeitos.

Vários estudos sobre dinâmica de defeitos puntiformes no estado sólido revelaram resultados sobre mecanismos de criação e aniquilação destes, que sugerem múltiplas alternativas de interpretação. Quando falamos sobre a difusão de defeitos simples com perda de identidade, três desses mecanismos foram enumerados. A predominância de um ou outro mecanismo será fortemente dependente das condições termodinâmicas, do estado inicial da estrutura, bem como do tempo decorrido da transformação. Portanto, tornam-se bastante complexos os problemas do estado sólido quando, perdendo-se o passado do processo, pretende-se estudar pequenos segmentos da transição. Todavia, um cuidadoso estudo dos mecanismos atuantes, ou mesmo um tratamento mais acertado das informações que nos chegam a todo o instante do cosmo, muito poderão contribuir para a revisão de alguns conceitos do raciocínio clássico.

Se você concordar que o que vemos ai é desordem, sendo um fenômeno local, é de curto alcance. Necessitamos, então, conceituar uma ordem que seja de maior alcance, capaz de suportar o recuo dessas reações. Que ordem é essa?

carina_pia03515.jpg

Reações do Estado Sólido…(Início)

Reações do Estado Sólido…(continua – 1)

Reações do Estado Sólido…(continua – 2)

Reações do Estado Sólido…(continua – 3)

Reações do Estado Sólido…(continua – 4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: