O Que é Mente Correta

“O que é mente correta? O Bodhisattva-Mahasattva mantém uma mente correta com relação a todos os seres. Todos os seres bajulam, conforme surja a ocasião. Não é assim com o Bodhisattva. Por que não? Porque ele sabe bem que todas as coisas boas surgem através das relações causais. O Bodhisattva-Mahasattva vê todas as maldades e erros cometidos pelos seres. Mas ele não fala sobre essas coisas. Por que não? Possivelmente surgirão preocupações (aflições). Se impurezas sobem às suas cabeças, isto os levará aos maus reinos (da existência). Se ele vê os seres praticando algumas boas ações, ele os elogia. O que é uma boa ação? É a assim chamada Natureza de Buda. Quando a Natureza de Buda (manifesta em uma pessoa) é elogiada, todos os seres aspiram à Iluminação Insuperável.”

Sutra do Nirvana, Capítulo 32, sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 6.

what is straight mind.mp3

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

3 comentários

  1. Excelente esse texto!

    É sem dúvida um belíssimo ensinamento. De fato, o maior problema na prática do pensar correto (em certo grau) é justamente o não deixar-se afligir pelos erros alheios.

    Parabéns a você(s) por estas maravilhas.
    Gasshô, Léojanz.

    1. E é tão difícil né Leonardo?

      Mas, uma mente correta guardará esse ensinamento para sempre. Seguir-se-ão as ações corretas, e depois as Ações Sagradas.
      Obrigado pela visita.

      Gasshô!
      Marcos Ubirajara.

  2. “Se impurezas sobem às suas cabeças, isto os levará aos maus reinos (da existência).”

    Perfeito!

    É certo que se tantos outros soubessem de tais ensinamentos, iriam interromper imediatamente essa obesidade mental praticada especialmente, pela midia.

    Muito bom!

    Forte abraço

Deixar um comentário