“Como o Bodhisattva pode aproximar-se do Mahaparinirvana através do pensamento? Porque ele ganha a emancipação da mente através desse pensamento. Como? Todos os seres sempre estão presos aos cinco desejos. Através do pensamento, ele atinge a emancipação. Por essa razão, dizemos que uma pessoa se aproxima do Mahaparinirvana através do pensamento.
Também, além disso, oh bom homem! Todos os seres possuem visões de cabeça-para-baixo com relação ao Eterno, o Êxtase, o Eu e o Puro. Através do pensamento, eles podem ver que todas as leis são não-Eternas, não-Êxtase, não-Eu e não-Puras. Pensando assim, eles apartam-se das quatro inversões. Por essa razão, dizemos que através do pensamento pode-se aproximar do Mahaparinirvana
Também, além disso, oh bom homem! Há quatro fases para todas as coisas. Quais são as quatro? A primeira é fase do nascimento; a segunda é fase do envelhecimento; a terceira é a fase das doenças; e a quarta é a fase da extinção. Essas quatro (fases) causam grandes aflições a todos, desde os mortais comuns até o Srotapanna. Aqueles que pensam bem a respeito [desses assuntos] não têm aflições, mesmo quando experimentam essas quatro fases. Por essa razão, dizemos que através do pensamento uma pessoa pode se aproximar do Mahaparinirvana.
Também, além disso, oh bom homem! Não há boas leis que sejam obtidas a não ser pela via do pensamento. Por que não? Muito embora alguém possa dar ouvido com uma mente única (não dividida) ao Dharma, ao longo de inumeráveis, ilimitados asamkhyas de kalpas, não pode haver qualquer consecução da Iluminação Insuperável a menos que se pense. Assim, através do pensamento pode-se aproximar do Mahaparinirvana.
Também, além disso, oh bom homem! Se todos os seres acreditam no fato que não há mudanças no Buda, no Dharma e na Sangha, e adquirem um pensamento respeitoso, saiba que tudo isto surge em razão de um pensamento atento, e que assim eles (os seres) acabam com todas as impurezas. Portanto, o pensamento faz alguém aproximar-se do Mahaparinirvana.”
Sutra do Nirvana, Capítulo 31, Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 5.