Sobre as Trinta e Duas Marcas Distintivas

Sutra:

“Subhuti, o que você pensa, pode o Tathagata ser visto através das trinta e duas marcas?”

“Não, Honrado pelo Mundo, não se pode ver o Tathagata através das trinta e duas marcas. E por quê? As trinta e duas marcas são pregadas pelo Tathagata como nenhuma das trinta e duas marcas, porquanto são chamadas trinta e duas marcas.”

“Subhuti, um bom homem, ou uma boa mulher, poderia oferecer sua vida tantas vezes quanto os grãos de areia que há no Rio Ganges; mas se uma pessoa recebesse e ostentasse mesmo que apenas um verso de quatro linhas do sutra e explicasse-lhes para os outros, suas bênçãos seriam maiores.”

Comentário:

O Buda indagou: “Quando você vê as trinta e duas marcas, você vê o corpo do dharma do Tathagata?” Subhuti respondeu que não se pode ver o corpo do dharma do Tathagata através das trinta e duas marcas.

As trinta e duas marcas são pregadas pelo Tathagata como nenhuma das trinta e duas marcas, porquanto são chamadas trinta e duas marcas.

As trinta e duas marcas das quais o Buda Shakyamuni falou são as marcas do corpo da réplica, não as marcas do corpo do dharma. O corpo da réplica é o corpo de transformação. As trinta e duas marcas do corpo de transformação são impermanentes, e assim elas podem eventualmente mudar e tornarem-se extintas. O corpo do dharma do Buda é “nem produzido e nem destruído, nem impuro e nem puro, nem crescido e nem decrescido.” Portanto, Subhuti disse: “As trinta e duas marcas pregadas pelo Tathagata são nenhuma das trinta e duas marcas – elas não são marcas da verdade real do Buda. Somente do ponto de vista de uma falsa nomenclatura elas são trinta e duas marcas.”

Sutra Diamante – Capítulo 13 – Receber e Manter o Dharma “Assim”.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: