Antes de sua morte, o Buda Shakyamuni incentivou seus seguidores a realizar peregrinações a quatro lugares: Lumbini, onde ele nasceu; Uruvela (Bodh Gaya atual), local de sua iluminação; Sarnath, local de seu primeiro sermão; e Kushinara, onde morreu. Cada um desses lugares pode ser visitado nos dias de hoje, e Bodh Gaya continua sendo o mais sagrado dentre esses quatro locais.
Após o declínio do Budismo Indiano no século 12, a maioria dos monumentos Budistas foi destruída ou deixada ao abandono. Em 1891, o Anagarika Dharmapala do Sri Lanka fundou a Sociedade Mahabodhi, a qual começou a envidar esforços no sentido de resgatar Bodh Gaya para o Budismo; isto veio a acontecer em 1949. Hoje, Bodh Gaya é um importante centro de peregrinação com monastérios e centros de meditação acorridos pelas comunidades Tibetana, Birmanesa, Tailandesa e Vietnamita. Ali, os visitantes poderão ver uma antiga descendente da Árvore Bodhi, o magneficiente e bem restaurado templo Mahabodhi do século 7, a pedra de assento do Buda (vajra-asana) e um museu de relíquias Budistas e Hinduístas.
Abaixo, o conjunto do Templo de Mahabodhi em Bodh Gaya.

Fonte da Imagem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem numa resolução maior
Veja também Bodh Gaya neste blog.

[b]Bom adorei esse site.
Ele me ajudou a descobrir muito sobre o que eu precisava…
Só acho q poderia encrimentar um pouco mais …
pois queria saber mais sobre uruvela e Bodhgaya q estou fazendo um slide sobre isso …
sobre os lugares onde Buda passou…
Mais mesmo assim adorei
By:Caáh
Bjux ;**
Olá Carla! Muito obrigado.
As informações sobre esses locais são escassas. O pouco que tenho conseguido coloco aqui, embora o âncora do blog seja o Sutra de Lótus. Tenho buscado mais infromações. Assim que puder colocarei aqui.
Abs.