A Mente Imutável do Buda

Então o Buda disse para o povo ao seu redor: “O Rei Ajatasatru ainda tem dúvidas. Agora vou fixar a minha mente.”

Naquela ocasião, havia lá um Bodhisattva chamado ‘Todo-Perseverança’. Ele disse ao Buda: “Oh Honrado-pelo-Mundo! Como você, o Buda, estabeleceu anteriormente: todas as coisas não têm um estado fixo (imutável). A matéria não tem uma forma imutável, e Nirvana também não tem uma forma imutável. Como é que você, o Tathagata, diz que para o benefício de Ajatasatru você atingirá uma mente imutável?”

O Buda disse: “Bem falado, bem falado, oh bom homem! Agora atinjo uma mente imutável para o benefício de Ajatasatru. Por quê? Se as dúvidas do rei forem aniquiladas, isto significa que não pode haver formas imutáveis para todas as coisas. Em razão disto, para o benefício de Ajatasatru, atingirei uma mente imutável (fixa). Saiba que essa mente (do rei) não é algo imutável. Oh bom homem! Se a mente do rei fosse imutável, como se poderiam destruir os pecados mortais do rei? Como não existe um estado imutável, podemos de fato esmagar o pecado. Portanto, para o benefício de Ajatasatru, atingirei uma mente imutável (estado da Mente Búdica).”

Então o grande rei foi para a floresta das árvores sala, foi para onde o Buda se encontrava, olhou e viu as 32 marcas distintivas da perfeição e as 80 características menores de excelência, todas as quais se manifestavam como uma toda-maravilhosa montanha dourada.

Então o Buda emitiu os oito tipos de vozes e disse: “Oh grande Rei!”

Então Ajatasatru olhou para a direita, para a esquerda, e disse: “Quem é o grande rei em meio a todos aqueles que estão aqui? Eu sou um pecador e não possuo virtudes que mereçam ser mencionadas. Dessa forma, o Tathagata não pode estar se dirigindo a mim.”

Então o Tathagata novamente o chamou: “Oh grande Rei Ajatasatru!”

Ao ouvir isto, o rei ficou enormemente satisfeito e disse: “O Tathagata usa palavras amáveis para mim. Agora sei que o Tathagata verdadeiramente tem grande piedade para todos nós seres; ele não faz distinções (não julga, portanto, Mente Imutável).” E ainda disse ao Buda: “Oh Honrado-pelo-Mundo! Agora acabei eternamente com as dúvidas. Definitivamente, sei agora que o Tathagata é realmente o Grande Mestre Insuperável.”

Então, o Bodhisattva Kashyapa disse a Todo-Perseverança: “O Tathagata atingiu uma Mente Imutável para o benefício de Ajatasatru.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 25 – Sobre Ações Puras 5.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

  1. Talvez ele não tenha atingido uma mente imutável. Talvez ele apenas tenha percebido que a mente imutável é a mente natural, pura. E ficado nela.

    1. Certo, Sebastian!!!

      O que é Imutável não se atinge. Mas, por favor, entenda tudo isso como “meios para ensinar”. Agora, mais importante compreender é que não há nada de errado no Dharma Maravilhoso.

      É com muita alegria que sempre te vejo por aqui, amigo.

      Grande abraço

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: