“Oh bom homem! Como um Bodhisattva-Mahasattva pratica a Via do Grande Nirvana e ouve aquilo que não foi ouvido? O que os 12 tipos de sutras estabelecem é profundo no significado, inaudito desde o remoto passado. Agora, somente neste sutra, ouvimos completamente bem. Ouvimos sobre isto antes. Mas o que foi ouvido era somente o nome. Somente neste Sutra do Grande Nirvana ouvimos sobre o significado. Sravakas e Pratyekabudas somente ouvem os nomes dos 12 tipos de sutras, mas não sobre o significado. Agora, neste sutra, ouvimos completamente. Este é o porquê falamos da audição daquilo que não foi ouvido [antes].
Oh bom homem! ‘Nos sutras dos Sravakas e Pratyekabudas, não ouvimos que o Buda era o Eterno, Êxtase, o Eu e o Puro, e que não há extinção; que não há diferença entre os Três Tesouros e a Natureza-de-Buda, e que a Natureza-de-Buda está mesmo naqueles que têm perpetrado as quatro graves ofensas, os caluniadores do Vaipulya, e aqueles que têm cometido os cinco pecados mortais. Mas agora, neste sutra, ouvimos isto’. Isto é o que chamamos de audição daquilo que nunca foi ouvido antes.”
Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 27 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 1.

Eymaho! Todos os ensinamentos do Buddha contém o ensinamento completo, cada um sendo efetivo para um tipo de mentalidade. Tem pessoas que compreendem melhor dizendo-se não-eu, impermanencia e insatisfatoriedade, tem outras que compreendem melhor dizendo-se o contrário. Tem umas que compreendem ‘todas as coisas são insatisfatórias’ e outras que compreendem ‘todas as coisas são puro êxtase’ e tem umas que deixaram de tecer compreensões e vivem além de compreensões. A mentalidade crítica é um veneno, pois todos os fenêmenos sem excessão manifestam o sutra supremo, mas nem esse veneno podemos criticar…