O Que é Danaparamita

“Oh bom homem! O que é dana, e o que não é danaparamita? Vê-se que alguém mendiga, e alguém doa. Isto é doação, mas não paramita. Quando não há ninguém que mendigue, mas abre-se o coração e se doa da própria vontade, isto é danaparamita. Alguém doa de acordo com a ocasião. Isto é doação, mas não paramita. Alguém que pratique a doação eterna, isto é danaparamita. Dá-se aos outros e depois se lastima. Isto é doação, mas não paramita. Alguém dá e não lastima. Isto é danaparamita.

O Bodhisattva-Mahasattva ganha quatro destemores nas coisas. Ao rei, ao ladrão, à água e ao fogo, ele tem o prazer de dar. Isto é danaparamita. Se alguém dá esperando um retorno, isto é doação, mas não danaparamita. Se alguém dá, mas não espera por qualquer recompensa, isto é danaparamita. Alguém dá quando sente medo; dá-se pela fama e pelo lucro, para um legado da família, para satisfação dos cinco desejos no céu, pela vaidade, pelo orgulho de ser superior aos outros, pelo conhecimento, pela recompensa na vida que virá. Todas essas modalidades (de doação) são como fazer negócios.

Oh bom homem! Isto é como uma pessoa que planta árvores para obter sombra fresca e flores, frutos e madeira. Se pratica-se dessa maneira, isso é doação, mas não qualquer paramita.

O Bodhisattva-Mahasattva que pratica o Grande Nirvana não vê doador, beneficiário, ou o que é dado, nem em que ocasião é dado, nem qualquer fonte para bênçãos, nem uma não-fonte para bênçãos, nem qualquer causa, relação, efeito, feitor, receptor, nem muito e nem pouco em números, nem pureza e nem impureza. Ele não desmerece o beneficiário, a si próprio, ou o que é dado. Ele não se importa com o que vê ou com o que não vê. Ele não faz distinções entre ele próprio e os outros. Ele somente pratica dana para o benefício do Dharma Eterno do Vaipulya Mahaparinirvana. Ele dá para o benefício de todos os seres. Ele dá para erradicar as impurezas de todos os seres. Ele pratica dana sem olhar o doador, o beneficiário, ou que é dado.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 27 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 1.

1 Comentário


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: