A Metáfora do Corpo Físico

A compreensão dos sábios e longevos Subhuti, Mahakatyayana, Mahakashyapa, Mahamaudgalyayana[1]

 “Nós, que pertencemos à cúpula da Sangha e somos avançados na idade[2], dissemos a nós mesmos havermos já atingido o Nirvana, que não tínhamos mais nenhuma responsabilidade, e que não seguiríamos adiante para alcançar o Anuttara-Samyak-Sambodhi”.

 “O Honrado pelo Mundo, desde o passado, tem pregado a Lei exaustivamente. Sentados aqui por todo esse tempo, com nossos corpos cansados, estivemos meramente meditando sobre o vazio, sem forma e sem desejos; não nos deleitando nas Leis dos Bodhisattvas, nos seus Samadhis plenos de encanto, na sua ação de purificação das terras Búdicas, ou na sua ação de aprimoramento dos seres viventes”.

 “Qual é a razão disto? O Honrado pelo Mundo levou-nos a escapar do Mundo Tríplice, obtendo a certificação para o Nirvana. Além disso, agora já estamos avançados nos anos e quando o Buda instruiu os Bodhisattvas sobre o Anuttara-Samyak-Sambodhi, nós não elevamos um simples pensamento no anseio de alcançá-lo”.

 “Agora, na presença do Buda, tendo ouvido-lhe profetizar sobre o Anuttara-Samyak-Sambodhi dos discípulos Ouvintes, nossos corações regozijaram entusiasticamente e obtivemos o que nunca houvéramos obtido antes. Nunca pensamos que agora pudéssemos subitamente estar aptos a ouvir esta Lei rara. Alegramo-nos profundamente, tendo ganhado incomensuráveis benefícios”.

 “É como se, sem que as tivéssemos procurado, incontáveis gemas preciosas tivessem tornado-se nossas”.


[1] Subhuti, Mahakatyayana, Mahakashyapa e Mahamaugdalyayana; também chamados discípulos maiores.

[2] No Capítulo 3 – A Parábola (da Casa em Chamas), o Buda tece uma analogia em torno de uma casa velha e arruinada, comparando-a ao Mundo Tríplice. A mesma analogia poderá ser feita com o nosso corpo físico, cujo destino é a velhice e a decrepitude. Por essa razão, esses discípulos maiores manifestam-se após a pregação daquele capítulo, confessando nunca terem pensado na carruagem do grande búfalo branco.

Excerto do CAP. 04 – Fé e Compreensão, pág. 103.

Metáfora do Corpo Fsico
Foto de Dôra. Local: Sítio da Dôra em 29/03/2008.

Ver em Cristal Perfeito

A Metáfora do Mundo Saha

Avatar de muccamargo

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixe um comentário