O Sri Dalada Maligawa ou o Templo da Relíquia do Dente Sagrado na cidade de Kandy no Sri Lanka foi construído dentro do complexo do palácio real e abriga a única relíquia remanescente do Buda, um dente, que é venerado pelos Budistas.
A chegada da Relíquia do Dente Sagrado no Sri Lanka
A última tentativa de um país vizinho de fazer guerra com Guhasiva (então governante de Kalinga) para a posse do Dente fez com que esta venerada relíquia deixasse a costa Indiana. Naquela ocasião, o budismo estava bem enraizado no Sri Lanka, e os governantes insulares mantinham estreitas relações com os Estados Indianos que fomentavam o Budismo. Por esta razão, o governante de Kalinga, em perigo iminente de perder a batalha, decidiu enviar a relíquia do Dente para o Rei do Sri Lanka, cujos ascendentes eram de Kalinga, o atual Orissa.
Diz-se que Danta e Hemamala embarcaram em um navio no antigo porto de Tamralipti, um movimentado porto naquela época, localizado na foz do rio Ganges, e atingiram a costa do Sri Lanka no porto de Lankapattana (atual Ilankeiturei) no Distrito de Trincomalee. Relata-se que a relíquia operou vários milagres no próprio navio em sua viagem, sendo, assim, venerada tanto pelos seres humanos como pelos seres celestiais. A Relíquia do Dente finalmente chegou à capital do Sri Lanka, Anuradhapura, e de acordo com os textos cingaleses, Dalada Sirita, a Relíquia foi colocada no Megagiri vihara no parque Mahameghavana.
Por ocasião da sua chegada, o Rei Mahasena, amigo do governante indiano Guhasiva, havia morrido e seu filho, o rei Kirti Sri Meghavanna (4 º século DC), que era um budista devoto, o sucedeu. A Relíquia do Dente foi bem recebida pelo rei e colocada no seu próprio trono com muita veneração. A crônica Mahavamsa relata que o Rei mantinha com muita fé a relíquia do Dente consagrada num edifício chamado Dhammacakkageha, originalmente construído pelo Rei Devanampiyatissa no 3 º século AC, dentro do recinto real (Rajavatthu). O rei construiu um santuário especial e consagrou a Relíquia do Dente alí. Este santuário foi agora identificado como sendo o arruinado edifício ao lado do grande refeitório conhecido como Mahapali.
A relíquia é também um dos 80 tesouros expostos em “A Volta ao Mundo em 80 Tesouros”, série apresentada por Dan Cruickshank.

Fonte das imagens e textos: Wikipedia, a enciclopédia livre.