“Os obstáculos das impurezas são a avareza, o ódio, a ignorância e a ira diante do que é desagradável, a ilusão que obscurece o pensamento, dificultando dessa maneira o bem de produzir seus brotos; [os obstáculos também são] o ardor da preocupação, inveja, mesquinhez, mentira, lisonja, não sentir vergonha de si mesmo, não sentir vergonha dos outros, orgulho, orgulho-desmedido, orgulho simulado (fingido), orgulho da auto-estima, orgulho de si, orgulho distorcido, arrogância, indolência, presunção (auto-importância), ressentimento mútuo, arguição (disputa, contenda), vida errada, lisonjear, enganar usando diferentes aparências, perseguir o lucro pelo lucro, buscar coisas através das vias erradas, buscar a fortuna, faltar com respeito, não observar as injunções, e associar-se com maus amigos.
Não há um fim para a busca do lucro, para enlaçar e amarrar a nós mesmos de tal forma que tudo se torna difícil de compreender. Uma pessoa se baseia em maus desejos e na ganância. Uma pessoa é avidamente intencionada com base em visões heréticas da vida com relação à sua existência carnal, as visões do ‘ser’ e do ‘não-ser’ da vida; uma pessoa solta um gemido ou está satisfeita de cochilar, boceja ou não está satisfeita, ou come vorazmente; sua mente é fraca e ela pensa sobre coisas estranhas, faz maldades com o corpo e se compraz em falar muito; todos os seus sentidos orgânicos são obscuros; ela fala excessivamente e é sempre ofuscada pelos sentidos como a avareza, a ira e a maldade. Esses são os obstáculos das impurezas.
Os obstáculos [que surgem] das ações [carma] são os cinco pecados mortais e as doenças graves.
Os obstáculos das retribuições cármicas resultam em uma vida nos reinos do inferno, da animalidade e dos espíritos famintos, e também na calúnia do Dharma Maravilhoso e no icchantika. Esses são os obstáculos da retribuição.
Esses três obstáculos (das impurezas, das ações (carma) e das retribuições) são as maldades. Todavia, o Bodhisattva, quando praticando a Via através de inumeráveis kalpas, dispôs remédios para todas as doenças e sempre fez votos de libertar os seres eternamente das doenças graves dos três obstáculos.”
Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 18: Sobre Doenças Reais.
