Cinco Caminhos para a Cura

“Oh Kashyapa! Existem cinco (tipos) de pessoas neste Sutra Mahayana do Grande Nirvana – exceto o Tathagata – que estão doentes, mas têm lugares para onde ir. Quem são esses cinco?

Um é aquele que corta os três grilhões [‘trinisamyojanani’, isto é, o ‘srotapanna’], que acaba com os primeiros três dos dez grilhões mentais e atinge o estágio de Srotapanna, não caindo desse modo nos três domínios do infortúnio do inferno, da animalidade e dos espíritos famintos. Essa pessoa ganha mais sete (re)nascimentos e mortes nos mundos dos humanos e celestiais, erradica eternamente todos os tipos de sofrimento e entra no Nirvana. Oh Kashyapa! Este é o primeiro caso de alguém que tem uma doença e ainda tem um lugar para chegar lá. Essa pessoa, nos dias que virão, após 80.000 kalpas, atingirá a iluminação insuperável.

O Segundo tipo é aquele que corta os três grilhões, aliviando o peso da cobiça, da ira e da ignorância, atingindo o nível de Sakridagamin e, após um ciclo de ida e vinda [nascimento e morte], corta eternamente as amarras de todos os sofrimentos e atinge o Nirvana. Oh Kashyapa! Este é o segundo caso de alguém que tem doença e ainda tem um lugar onde ele nascerá. Essa pessoa, nos dias que virão, após 60.000 kalpas, atingirá a Iluminação Insuperável.

O terceiro (tipo de) pessoa é aquela que corta os cinco grilhões das ilusões [‘pancavarabhagiyasamyojanani’] que a prendem ao kamadhatu [mundo do desejo] e atinge a luz do Anagamin. Essa pessoa nunca mais renascerá aqui neste mundo, cortará eternamente as amarras de todos os sofrimentos e atingirá o Nirvana. Este é o terceiro caso daquele que, tendo uma doença, ganha um lugar para nascer nele. Essa pessoa, após 40.000 kalpas, atingirá a Iluminação Insuperável.

Oh Kashyapa! A quarta pessoa é aquela que corta eternamente as impurezas da cobiça, da ira e da ignorância, e alcança o Arhatship e, não tendo mais nenhuma mácula das impurezas, entra no Nirvana. Também, esta não é uma prática monopolizada pelo Pratyekabuda. Este é o caso da quarta pessoa doente que ganha um lugar para nascer. Essa pessoa, após 20.000 kalpas, atingirá a Iluminação Insuperável.

Oh Kashyapa! A quinta pessoa é aquela que corta eternamente as impurezas da cobiça, da ira e da ignorância e, tendo obtido a luz do Pratyekabuda, não tem mais ilusões a cortar e entra no Nirvana. Este é realmente o único caso de um kirin [nome de um animal fabuloso]. Este é o caso da quinta pessoa que, tendo uma doença, ganha um lugar para nascer. Essa pessoa, após 10.000 kalpas, atingirá a Iluminação Insuperável. Oh Kashyapa! Este é o caso quinta pessoa que, tendo doença, ganha um lugar para nascer. Essa pessoa não é um Tathagata.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 18: Sobre Doenças Reais.

Avatar de muccamargo

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixe um comentário