O Cativeiro do Apego

O Bodhisattva Kashyapa disse ao Buda: “Oh Honrado pelo Mundo! Se não nos apegamos, não podemos vir a conhecer o Dharma. Se temos conhecimento do Dharma, isso nada mais é do que apego. Se não nos apegamos, não pode haver conhecimento. Como o Tathagata diz que alguém conhece o Dharma e, ainda assim, não se apega?”

O Buda disse: “Oh bom homem! Apego não é desobstrução [sabedoria sem-obstruções]. Onde não existe apego, existe desobstrução. Oh bom homem! Portanto, qualquer Bodhisattva que tenha qualquer apego não é sem-obstruções. Se ele não é sem-obstruções, ele não é Bodhisattva. Saiba que essa pessoa é um mortal comum.

Por que dizemos que o apego é (próprio) do mortal comum? Todos os mortais comuns se apegam desde a matéria [‘rupa’ – corpo, forma] até a consciência [‘vijnana’ – os cinco skandhas estão subentendidos aqui]. Quando alguém se apega à matéria, seu apego evoca um pensamento de cobiça; e, em razão da cobiça, ele fica atado desde a matéria até a consciência. Em conseqüência desse cativeiro, não se pode escapar dos grandes sofrimentos do nascimento, velhice, doença, morte, apreensão e tristeza; nem de todos os [vários] tipos de impurezas. Portanto, devido ao seu apego, chamamos aquela pessoa de mortal comum. Por esta razão, nenhum mortal comum possui a quádrupla sabedoria sem-obstruções.

Oh bom homem! O Bodhisattva-Mahasattva, ao longo de inumeráveis asamkhyas de kalpas passados, já viu as características de todas as coisas; através (desse) conhecimento, ele sabe o significado. Como ele conhece as características de todas as coisas e os seus significados, ele não se apega à matéria. O mesmo se passando com a consciência também. Sem apego, o Bodhisattva não tem qualquer ambição pela matéria. Nem tem ambição pela consciência. Não tendo qualquer ambição, ele não é aprisionado pela matéria. Nem é aprisionado pela consciência. Em razão de ele não estar preso, ele pode de fato tornar-se emancipado do nascimento, velhice, doença, morte, os grandes sofrimentos da apreensão e tristeza, e de todas as impurezas. Por esta razão, todos os Bodhisattvas possuem a quádrupla sabedoria sem-obstruções. Oh bom homem! Sendo assim, para o benefício dos meus discípulos, tenho falado nos doze tipos de escrituras sobre o apego, e tenho falado dele como sendo administrado por Mara. Sem o apego, podemos nos tornar emancipados das mãos de Mara. Por exemplo, na vida mundana, alguém que tenha cometido um pecado [crime] é aprisionado pelo rei. Uma pessoa sem pecados não pode ser aprisionada pelo rei. O mesmo se passa com o Bodhisattva-Mahasattva. Uma pessoa tomada pelo apego é aprisionada por Mara. Alguém que não tenha apego não é aprisionado por Mara. Assim, o Bodhisattva-Mahasattva não tem apego.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 22 – Sobre Ações Puras 2.

Avatar de muccamargo

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixe um comentário