A Parábola do Pote de Óleo

“Oh bom homem! Como um exemplo: o povo preenche uma área de 25 ‘lis’ [1.894 pés] quadrados. O rei ordena a um ministro: ‘Carregue um pote cheio de óleo, leve-o através da multidão, mas não deixe cair uma única gota no chão. Se uma gota cair, você perderá sua vida’. Além disso, um homem o seguiu com uma espada desembainhada para amedrontá-lo. O ministro, observando estritamente as injunções reais, passou através da grande multidão de pessoas. Quando ele via os objetos dos cinco desejos, ele sempre dizia para si mesmo: ‘Se eu for indolente e me inclinar para os desejos errados, certamente derramarei o que estou segurando em minhas mãos e perderei minha vida’. Devido a esse temor, o homem não derramou mesmo uma simples gota de óleo. O mesmo se passa com o Bodhisattva-Mahasattva. Em meio ao nascimento e a morte, ele não perde a sua Sabedoria da Mente Desperta. Não perdendo isto, sua mente não adere avidamente aos cinco desejos, mesmo quando ele os vê. Ele vê uma cor pura, mas nenhuma cor aparece lá (em sua mente); o que ele vê é uma cena de sofrimento. Isso se estende (dos olhos) até a consciência. Ele não vê nascimento, extinção ou causa. O que ele vê são fases do processo de conjunção de elementos. Os cinco sentidos orgânicos do Bodhisattva são puros. Como seus sentidos orgânicos são puros, aqueles sentidos orgânicos são totalmente protegidos. Os sentidos orgânicos dos mortais comuns são impuros. Assim, a observância [dos princípios de moralidade] não pode se proceder bem. Portanto, dizemos que a raiz encobre impurezas. Com o Bodhisattva, essas secreções (de impurezas) são eternamente findadas. Portanto, falamos ‘não-secreção’. Com o Tathagata, essa [secreção de impurezas] foi extirpada eternamente. Portanto, não-secreção.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 28 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 2.

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