O Remédio Todo-Maravilhoso dos Himalayas

O Bodhisattva Kashyapa disse ao Buda: “Todos os seres colhem o fruto cármico das impurezas. Impureza é maldade. A impureza que surge das más impurezas é [também] má. Caso afirmativo, há dois tipos. Um é a ‘causa’, e o outro o ‘efeito’. Como a causa é má, o efeito é mau. Como a fruição é má, a semente é má. Isso é como a fruta ‘nimba’. Como a semente é amarga, a flor, a fruta, a haste e as folhas são todas amargas. Isso é como a semente de uma árvore venenosa, onde como a semente é venenosa, a fruta também é venenosa. A causa é o ser e o efeito é o ser. A causa é impura, e o efeito também é impuro. A causa e o efeito das impurezas são os seres, e os seres são a causa e o efeito das impurezas. Se esta é, de fato, a inferência, por que o Tathagata emprega a parábola da grama nos Himalayas que é venenosa, mas [também] um remédio todo-maravilhoso? Se dissermos que impureza é o ser e o ser é impureza, como podemos dizer que há um remédio maravilhoso no corpo de um ser?”

O Buda disse: “Bem falado, bem falado, oh bom homem! Inumeráveis seres têm a mesma dúvida. Você agora faz bem de indagar por uma resposta. Tornarei esse ponto claro também. Ouça bem, ouça bem! Pense bem a respeito disto. Estabelecerei isto claramente agora e explicarei para você.

Oh bom homem! Eu falo dos Himalayas na minha parábola, em alusão aos seres ali. A grama venenosa refere-se às impurezas, e o remédio todo-maravilhoso refere-se às ações puras. Oh bom homem! Quando os seres praticam essas ações puras, dizemos que eles possuem um remédio todo-maravilhoso dentro deles.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 44 – Sobre o Bodhisattva Kashyapa 5.

the all-wonderful medicine of the himalayas.mp3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: