A Prática da Mente

“Dizemos que há a não-prática da mente. Isto nada mais é que ser incapaz de meditar sobre a mente. Ela [a mente] se conduz leviana e ruidosamente, e é difícil se agarrar e destruir. Ela corre (vagueia) desimpedida como um elefante entorpecido. Seus movimentos são rápidos a cada momento, tão rápidos quanto um relâmpago. É tão ruidosa e inquieta quanto um macaco. É como um fantasma ou uma chama. É a raiz da maldade, e é difícil satisfazer os apelos dos cinco desejos. Isto é como o fogo que se alimenta de combustível, ou o grande oceano que traga as águas de todos os rios, ou como as gramas e plantas que crescem tão exuberantemente no (Monte) Mandara. Se uma pessoa não medita sobre a falsidade do nascimento e da morte, ela sempre será seduzida, como com o peixe que engole o anzol. Sempre uma palavra de ordem é dada, seguida por todos os atos. Isto é como mãe que conduz todos os pequenos.

Uma pessoa torna-se avidamente apegada aos cinco desejos e não se importa com o Nirvana. Isto é como o camelo que come mel, esquecendo tudo sobre a forragem até que a morte o abata. Qualquer um que não veja as coisas assim pode ser chamado de alguém não-praticante da mente.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 38 – Sobre o Bodhisattva Rugido do Leão 6.

practice of the mind.mp3

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

  1. Marcos,

    Todos nós sabemos sentir que, assim é!
    No entanto, bem poucos, mergulham na busca do autocontrole dessa mente tão furiosa, tantas vezes, tão inconsequente.
    “Seja o senhor da sua mente, ao invés de permitir que ela o domine.”

    Belíssimo texto!

    Forte abraço

    Sérgio

  2. Dzongsar Khyentse RinpocheDepois de um ensinamento sobre o Longchen Nyingthig Ngondro no Vajradhara Gonpa de 24 a 30 de dezembro de 1998 Dzongsar Khyentse Rinpoche deu esta entrevista a revista Gentle Voice.Poderia primeiramente dizer algo sobre o Longchen Nyingthig Ngondro Rinpoche?No Vajrayana e muito enfatizado o conceito de se fazer uma pratica preliminar antes de se envolver em coisas mais serias como receber iniciacoes. Mas fundamento obviamente e como quando voce compra uma casa voce precisa de um bom fundamento para que qualquer coisa que voce construa seja estavel confiavel e duradoura. Realmente tudo o que fazemos antes da pratica principal e uma pratica fundamental como a compaixao o lojong ou o treinamento da mente em sete pontos.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: