O Buda Shakyamuni relembrou… ilimitados asamkhyas de kalpas antes do Buda Tocha Ardente. Quando o Buda Shakyamuni decidiu originalmente cultivar a Via, ele era um mestre oleiro chamado Esplendor Expansivo. Naquele tempo havia um Buda no mundo chamado Tathagata Shakya que viu que as condições estavam maduras para conduzir o mestre oleiro à travessia. Quando o mestre oleiro Esplendor Expansivo viu que o Tathagata Shakya havia chegado, ele o recebeu entusiasticamente. Foi com extremo prazer que ele disse: “Ah, Eu também vejo o Buda”. Ele olhou para o Buda e então solicitou-lhe falar sobre o dharma. Ao ouvir o dharma, o oleiro imediatamente fez um voto: “Buda, sois realmente supremo. No futuro, quando eu realizar o Estado de Buda, serei um Buda como vós. Meu nome será Shakyamuni”. Ele fez o voto para cultivar a Via diante daquele Buda. Setenta e cinco mil Budas apareceram no mundo após o Buda Shakya, o último dos quais foi o Tathagata Acúmulo de Jóias (Muitos Tesouros, Tesouro de Jóias). O período desses 75.000 Budas é chamado primeiro grande Asamkhya de kalpas. A real extensão de tempo naquele primeiro Asamkhya de kalpas é certamente incalculável. Desde o Tathagata Muitos Tesouros até o Buda Tocha Ardente é um período no qual 76.000 Budas apareceram no mundo, e é chamado segundo grande Asamkhya de kalpas. Desde o Buda Tocha Ardente até o Buda Contemplação Vitoriosa é um período no qual 77.000 Budas apareceram no mundo e é chamado terceiro grande Asamkhya de kalpas. Foi durante aqueles três grandes Asamkhyas de kalpas que o Buda Shakyamuni cultivou a Via para a realização do Estado de Buda.
Portanto o Buda disse: “antes do Buda Tocha Ardente, Eu me encontrei com oitenta e quatro milhares de milhões de bilhões de nayutas de Budas, e fiz oferecimentos a todos eles, e servi a todos sem exceção”. Durante seu longo período de cultivo o Buda Shakyamuni nunca falhou em servir os Budas que apareceram no mundo. Ele fez oferecimentos a todos eles.
Todavia, o Buda salientou ainda que : “Se houver alguém na Era do Fim do Dharma que possa receber o sutra com seu coração e ostentá-lo com seu corpo, e que possa ler ou recitá-lo, seu mérito e virtude será maior que o meu por ter feito oferecimentos ao longo de três grandes Asamkhyas de kalpas a todos os oitenta e quatro milhares de milhões de nayutas de Budas, várias centenas, milhares, milhões, bilhões de vezes. Nem cálculos, nem analogias, e nem comparações podem adequadamente expressá-lo.