Sutra:
“Subhuti, alguém poderia preencher imensuráveis asamkhyas de sistemas de mundos com as sete gemas preciosas e oferecê-las como uma doação. Mas se um bom homem, ou uma boa mulher, que tenha devotado seu coração ao Bodhi pegasse mesmo que tão pouco quanto um verso de quatro linhas deste sutra e recebesse, ostentasse, lesse, recitasse e extensivamente explicasse-lhe para outros, suas bênçãos superariam aquelas do outro alguém”.
Comentário:
Percebendo que algumas pessoas estariam dispostas a oferecer como doação tantas das sete gemas preciosas quanto as que preencheriam imensuráveis asamkhyas de mundos, você se perguntaria: “Posso doar toda a minha riqueza?” Se você não pode, seu mérito e virtude não são tão grandes quanto os daquela pessoa mencionada aqui. Todavia, se você não pode doar sua riqueza, isto não importa. Mantenha-a e venha estudar o Budadharma. Então, você poderá doar o dharma.
Quem sabe ao estudar o Budadharma aprenda-se a recitar o Sutra Diamante; ou tão pouco quanto um verso de quatro linhas dele. Aceite-o com o seu coração, mantenha-o com o seu corpo, leia-o de um livro, recite-o de memória, e extensivamente explique-o para outros. Se você puder fazê-lo, suas bênçãos e virtudes serão maiores do que aquelas de alguém que doe gemas que preencheriam ilimitados, inumeráveis mundos. Isso não é fácil? Esse é o porquê eu digo que você pode obter grande mérito e virtude sem necessariamente doar sua riqueza.