Sravasti ou Savatthi, A Morada do Buda Shakyamuni

Sravasti ou Savatthi está localizada às margens do rio Aciravati (agora chamado rio Rapti). Ela era a capital do reino de Kosala, e o seu rei era chamado Pasenadi, que foi um discípulo do Buda. É uma bela cidade com muita agricultura e diversidade. Segundo Buddhaghosa, um comentarista do Budismo Theravada do século 5, nos dias do Buda, existiram 57.000 familias em Savatthi, e ela era a principal cidade do país de Kasi Kosala, o qual possuia uma extensão de 300 léguas e oitenta mil aldeias. Ele afirmou que a população de Savatthi era de cerca de 180 milhões de habitantes. A estrada de Rajagaha (antiga Rajagriha) para Savatthi passava por Vesali, tendo como locais de descanso, entre as duas cidades, Setavya, Kapilavatthu, Kusinara, Pava e Bhoganagara. Mais tarde, existiu uma estrada interligando o sul de Savatthi entre Saketa e Kosambi. Entre Saketa e Savatthi estava localizada Toranavatthu.

O Buda Shakyamuni passou a maior parte da sua vida monástica em Savatthi. Sua primeira visita a Savatthi foi a convite de Anathapindika, a quem ele conheceu em Rajagaha. Os principais monastérios em Savatthi eram o de Jetavana e o de Pubbarama. Em Savatthi também ficava o monastério de Rajakarama, construído por Pasenadi, em frente a Jetavana. Não muito longe da cidade encontrava-se uma densa floresta chamada Andhavana, onde alguns monges e monjas passaram a viver. Para fora dos portões da cidade de Savatthi encontrava-se uma aldeia de pescadores com cerca de 500 familias.

Jetavana
Jetavana em Savatthi

Savatthi é o lugar onde ocorreu o Duplo Milagre (em Pali: Yamaka Patihara), no qual o Buda fez uma demonstração dos seus poderes transcendentais com a finalidade de silenciar certos fiéis de outras religiões que proclamavam que o Buda era incapaz de realizar milagres sobrenaturais. Comentários da tradição Budista dizem que Savatthi é o cenário do Duplo Milagre de cada Buda; tendo o Buda Shakyamuni, Siddharta Gautama, realizado estes milagres sob a árvore Gandamba.

Torre de Anathapindika
Torre de Anathapindika em Savatthi

Textos e imagens obtidos de Wikipedia, a enciclopédia livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: