Os Doze Tipos de Escrituras do Dharma

“Oh bom homem! Como um Bodhisattva-Mahasattva conhece o Dharma? Oh bom homem! Esse Bodhisattva-Mahasattva conhece os doze tipos de escrituras, que são: 1) sutra, 2) geya, 3) vyakarana, 4) gatha, 5) udana, 6) nidana, 7) avadana, 8 ) itivrttaka, 9) jataka, 10) vaipulya, 11) adbhutadharma, e 12) upadesa.

Oh bom homem! O que se entende por ‘sutra’? Um sutra começa com: ‘Assim eu ouvi’ e termina com: ‘praticar com alegria’.

Todos esses são ‘sutras’.

O que é ‘geya’? É algo como isto: ‘O Buda disse a todos os Monges: Em tempos passados, eu, assim como você, era ignorante, não tinha Sabedoria, e não podia ver as Quatro (Nobres) Verdades. Por aquela razão, por longo tempo transmigrei e reciclei entre nascimentos e mortes, e me debati no grande mar do sofrimento. Quais são as Quatro (Verdades)? Elas são: 1) o Sofrimento, 2) a Causa do Sofrimento, 3) a Extinção (do Sofrimento), e 4) a Via para a Extinção do Sofrimento’. Em tempos passados, o Buda falou dos sutras. Naquela ocasião, existiu uma pessoa de percepção-aguçada que veio ao Buda para ser instruído no Dharma. Ele indagou aos outros: ‘O que o Tathagata disse antes?’ O Tathagata, vendo isto, disse num gatha, baseando-se nos sutras:

‘Eu, assim como você, não via as Quatro Verdades
e como resultado eu me debati por longo tempo no mar
do sofrimento do nascimento e morte.
Vendo as Quatro Verdades,
pode-se acabar com nascimento e morte.
Acabando-se com nascimento e morte,
não se ganha mais qualquer existência.’

Isto é ‘geya’.

O que é ‘vyakarana’? Existem sutras e vinayas [regras monásticas] nos quais, quando o Tathagata fala, ele faz profecias para todos os celestiais (aqui denotando pessoas dos dois veículos), tais como: ‘Oh você, Ajita! Nos dias a vir, existirá um rei chamado ‘Sankha’. No seu reinado, você praticará a Via, atingirá o estado de Buda, e será chamado Maitreya’.

Isto é ‘vyakarana’.

O que é ‘gatha’? Em associação com sutras e vinayas, há casos em que um poema de quatro-linhas aparece, tal como:

‘Não faça qualquer maldade;
faça tudo o que é bom.
Purifique sua mente.
Este é o ensinamento de todos os Budas.’

Isto é ‘gatha’.

O que é ‘udana’? O Buda, por volta das quatro da tarde, entra em dhyana [meditação]. Ele fala sobre o Dharma para os devas [divindades]. Naquele momento, os Monges pensam: ‘O que o Tathagata está fazendo?’ O Tathagata desperta do dhyana na manhã seguinte e, sem que seja indagado por ninguém, ele, com o poder do conhecimento que pode ler as mentes dos outros, fala sem ser perguntado: ‘Oh Monges! Saibam que a vida de todos os devas é extremamente longa. Oh todos vocês Monges! É bom que vocês todos ajam em prol dos outros e não busquem o seu próprio ganho (benefício). É bom que busquem, mas pouco; é bom que se sintam satisfeitos; é bom que sejam quietos [pacíficos]!’ É algo como isto. Em todas essas escrituras, o Buda fala sem ser perguntado.

Isto é ‘udana’.

O que é ‘nidana’? Os gathas de todos os sutras falam para outros sobre as raízes básicas de todas as causas. Em Sravasti houve um homem que capturou um pássaro numa rede. Tendo capturado, ele o colocou numa gaiola, deu-lhe água e cereais, e então o deixou ir. O Honrado pelo Mundo conhece todas as histórias do princípio ao fim e fala sobre isso num gatha, tal como:

‘Não subestime pequenas más ações,
e não diga que não há mal que provenha (delas).
Pequena é uma gota de água,
mas [por acumulação] ela enche um grande vaso’.

Isto é ‘nidana’.

O que é ‘avadana’? É como no caso das parábolas que ocorrem no vinaya.

Isto é ‘avadana’.

O que é ‘itivrttaka’? Isto é quando o Buda diz: ‘Oh Monges! Saibam que aquilo que eu falo quando estou no mundo é o sutra. Nos dias do Buda Krakucchanda, ele é chamado ‘amrtadrum’ [tambor da imortalidade]; o que aparece nos dias de Kanakamuni é chamado ‘Dharmamirror’ [espelho do Dharma]; o que aparece nos dias do Buda Kashyapa é chamado ‘Vazio-Penetrante’.

Isto é ‘itivrttaka’.

O que é ‘jataka’? Isto é quando o Honrado pelo Mundo [fala de como ele], em tempos passados, tornou-se um Bodhisattva e praticou a Via, por exemplo: ‘Oh Monges! Saibam que, em tempos passados, eu ganhei a vida como um cervo, um urso pardo, uma rena, uma lebre, o rei de um pequeno estado, um chakravartin, uma naga, e um garuda. Tais são todos os corpos que se recebe quando se pratica a Via de um Bodhisattva’.

Isto é um ‘jataka’.

O que é ‘sutra vaipulya’? Nenhum outro senão os Sutras Mahayana Vaipulya [extensivo]. Aquilo que ele estabelece é em grande escala. É como o espaço em si.

Isto é ‘vaipulya’.

O que é ‘adbhutadharma’? Logo após o Bodhisattva ter nascido, ele dá sete passos sem qualquer ajuda dos outros, emitindo grandes luzes, que resplandecem em todas as dez direções; ou um macaco segura em suas mãos um pote de mel e oferece-o ao Tathagata; ou um cão de cabeça-branca senta ao lado do Buda e ouve os seus sermões; Marapapiyas se transformam em uma vaca azul e caminham entre telhas e tigelas, tocando-as, mas não lhes causando danos; ou, quando da primeira entrada do Buda no templo dos devas, eles prostram-se e prestam-lhe homenagem.

Qualquer sutra tal como esses é chamado ‘adbhutadharma’.

O que entendemos por ‘upadesa’? É uma [escritura] que discute os sutras que contém os sermões do Buda, analisa e expõe amplamente as características.

Qualquer (escritura) assim é um ‘upadesa’.

Se qualquer Bodhisattva é bem versado nos doze tipos de escrituras, isso é ‘conhecimento do Dharma’.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 21 – Sobre Ações Puras 1.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: