O Corpo e a Mente do Bodhisattva

“Também, além disso, como alguém obtém agora o que não obtinha no passado? Isto se refere ao desimpedimento de alguém no corpo e na mente. Por quê? O corpo e a mente que os mortais comuns possuem não são desimpedidos. Em algumas ocasiões, a mente segue o corpo, e em outras, o corpo segue a mente.

De que maneira a mente segue o corpo? Por exemplo, isto é como com uma pessoa intoxicada. Quando há tóxico no corpo, a mente também muda. Também, é como quando o corpo sente preguiça e a mente também sente. Isto são instâncias da mente seguindo o corpo. Também, é como com uma criança. Como o corpo é pequeno, a mente também é ainda pequena. Com o crescimento, conforme o corpo se torna grande, a mente também se torna grande. Ou pode haver um homem cujo corpo é rude e pesado, e que pensa em esfregar-se no óleo tal que seu corpo se torne leve e flexível. O caso é como isto. Isto é um exemplo da mente seguindo o corpo.

Como o corpo segue a mente? Isto é quando alguém determina ir e vir, sentar e deitar, doar, manter os preceitos, praticar a paciência e (empreender) esforços. Uma pessoa possuída pela preocupação (aflição) tem um corpo que é fraco e emaciado, enquanto alguém que é feliz tem um corpo forte e cheio de alegria. Uma pessoa que está assustada treme; se com uma mente única alguém dá ouvido ao Dharma, o corpo dessa pessoa brilha com alegria. Uma pessoa com tristeza verte lágrimas com abundância. Isto é o que se entende quando dizemos que o corpo segue a mente.

O caso do corpo do Bodhisattva não é assim. Ele tem desimpedimento no corpo e na mente. Isto é o que chamamos possuir aquilo que não possuía no passado.

Também, além disso, oh bom! A aparência corpórea do Bodhisattva-Mahasattva é como uma partícula de pó, um grão. Com este corpo do tamanho de uma partícula, ele facilmente viaja sem obstruções para os mundos de todos os Budas, tão numerosos e ilimitados quanto às areias de inumeráveis Rios Ganges, e sua mente nunca se move. Isto é o que se entende quando dizemos que a mente não segue o corpo. Este é o porquê dizermos que uma pessoa agora alcança o que não encontrou no passado.

Ao que dizemos que alguém não havia chegado e agora chegou? Àquilo que todos os Sravakas e Pratyekabudas eram incapazes de chegar e agora é alcançado pelo Bodhisattva. Este é o porquê dizemos que ao que alguém não havia chegado agora chegou. Sravakas e Pratyekabudas podem transformar seus corpos no tamanho de uma partícula, e mesmo assim não são capazes de viajar para os mundos de todos os Budas, cujo número é tão incontável quanto às areias do Ganges. Com os Sravakas e Pratyekabudas, suas mentes também se movem quando seus corpos se movem. Não é assim com o Bodhisattva. Sua mente não se move, mas não há caso onde seu corpo não se mova. Este é o sentido no qual falamos que a mente do Bodhisattva não segue seu corpo.

Também, além disso, oh bom homem! O Bodhisattva transforma seu corpo e torna-o tão grande no tamanho quanto os 3.000 grandes sistemas de mil mundos, e o seu corpo de grande tamanho pode voltar ao tamanho de uma partícula. A mente do Bodhisattva não cresce ou torna-se pequena em tais ocasiões. Sravakas e Pratyekabudas podem se transformar em algo tão grande quanto 3.000 grandes sistemas de mil mundos. Mas eles não podem trazer de volta os seus corpos para o tamanho de uma partícula. Aqui, eles falham. E como poderiam suas mentes (dos Sravakas e Pratyekabudas) não se abalarem conforme seus corpos se movem? Este é o sentido no qual falamos que a mente do Bodhisattva não segue seu corpo.

Também, além disso, oh bom homem! O Bodhisattva-Mahasattva faz a sua simples voz ser ouvida pelos seres dos 3.000 grandes sistemas de mil mundos. No entanto, ele não roga para que sua voz possa preencher todos os mundos. Ele possibilita aos seres ouvir agora o que eles não haviam ouvido no passado. No entanto, ele não diz que engendrou coisas tais que os seres possam ouvir agora o que eles não haviam ouvido no passado. Se um Bodhisattva diz que ele possibilitou às pessoas ouvir agora seus sermões que eles estiveram impossibilitados de ouvir no passado, essa pessoa não poderia atingir o Insuperável Bodhi. Por que não? A mente que pensa coisas como ‘os seres não ouviram o que eu falo agora’ nada mais é que a mente do mundo do nascimento e da morte. Todos os Bodhisattvas acabaram com tais pensamentos. Assim, o corpo ou a mente do Bodhisattva não seguem um ao outro nesta via.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 30 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 4.

Avatar de muccamargo

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixe um comentário