Os Três Tipos de Desejo

“Oh bom homem! Existem três tipos de desejo, a saber: 1) mau desejo, 2) grande desejo, e 3) desejo em prol do desejo. Dizemos ‘mau desejo’. Um Monge pode adquirir cobiça em sua mente, tornar-se o líder de uma grande massa [de pessoas], fazer com que todos os sacerdotes o sigam, levar todas as quatro classes da Sangha Budista a fazerem oferecimentos para ele, respeitarem-no, louvarem-no e promoverem-no; fazê-lo pregar primeiro para todos os outros, antes que para as quatro classes da Sangha; fazer com que todos creiam em suas palavras; fazer com que reis, ministros e pessoas ricas prestem respeito a ele, tal que lhes dêem em abundância roupas, comidas, bebidas, roupas de cama, remédios e os melhores tipos de acomodações. Esses são os desejos relativos à vida temporal do nascimento e da morte. Esses são os ‘maus desejos’.

O que é ‘grande desejo’? Por exemplo, existe um Monge que adquire cobiça em sua mente, de modo que ele se faz conhecido entre as quatro classes da Sangha Budista como alguém que atingiu os estágios desde o primeiro até o décimo (abode), o Insuperável Bodhi, o Arhatship, ou esses outros estágios como o Srotapanna, os quatro dhyanas, ou a Quádrupla Sabedoria sem Obstruções – tudo isto meramente em prol de ganhos (lucros). Isto é ‘grande desejo’.

Um Monge pode desejar nascer como Brahma, como Marapapiyas, como um Isvara, um Chakravartin, um Kshatriya, ou um Brâmane, tal que ele possa ter irrestringibilidade. Como isto é apenas pelo ganho (lucros), isso pode ser bem chamado de ‘desejo em prol do desejo’.

Se uma pessoa não for espoliada por esses três (tipos de) maus desejos, essa pessoa é alguém com pouco desejo de posse. Por desejo se entende os 25 desejos. Se uma pessoa não tem esses 25 desejos, essa pessoa é chamada alguém que tem pouco desejo de posse. Quando uma pessoa não procura possuir o que ela bem pode esperar ter nos dias a vir, chamamos isto de pequena busca pela posse. A pessoa ganha, mas não se apega. Isto é sentir-se satisfeito. Não procurar ser respeitado é pequena busca pela posse. Uma pessoa pode obter coisas, mas se ela não procura acumulá-las, isto é sentir-se satisfeito.”

Sutra do Nirvana, Capítulo 33, sobre o Bodhisattva Rugido do Leão 1.

three kinds of desire.mp3

Buddhism in Vogue
See Me

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: