Sutra. Os sutras provêm um caminho a percorrer no cultivo. Indo do caminho do nascimento e da morte para o caminho do não-nascimento e morte, a pessoa comum penetra a sabedoria – o Estado de Buda. Alguém que pretenda andar naquele caminho deve contar com o dharma para cultivá-lo. O dharma está nos sutras.
A palavra sutra possui muitos significados:
- É chamado “uma emanação” porque vem da boca do Buda.
- Sutra também é chamado “uma revelação brilhante” porque pode iluminar o mundo todo com sua luz.
- Sutra também é chamado “uma constante” porque é um método que nunca muda. Quer seja no passado ou no presente, o sutra permanece o mesmo. Nenhuma palavra pode ser retirada, e nenhuma adicionada. O sutra nem aumenta e nem diminui.
- O sutra é “encadeado”. Como as contas em um colar, os princípios do Budadharma são encadeados nas linhas do sutra do princípio ao fim.
- O sutra “atrai” os seres viventes da mesma forma que um imã atrai a limalha de ferro. Os seres viventes atraídos pelos sutras vêm a ter um completo entendimento do Budadharma.
- O sutra é um “método” de cultivo mantido em veneração pelos seres viventes no passado, no presente e no futuro.
- Sutra também é chamado uma “fonte borbulhante”. Os princípios fluem dos sutras como a água de uma fonte borbulhante que umedece toda a terra, levando todos os seres viventes a serem preenchidos com a alegria do dharma e levando-os a obterem o delicioso alimento do dharma. O título completo e original deste Sutra Diamante é Sutra Vajra Prajna Paramita.