O Voto dos Bodhisattvas

O Sutra:

O Buda disse a Subhuti: “Todos os Bodhisattvas Mahasattvas devem assim subjugar seus corações com o voto: ‘Devo fazer com que todos os seres viventes – aqueles nascidos de ovos, nascidos do útero, nascidos da umidade, e nascidos pela transformação; aqueles com forma, aqueles sem forma, aqueles racionais, aqueles irracionais, aqueles não totalmente dotados de raciocínio, aqueles não totalmente desprovidos de raciocínio – entrem no Nirvana não-residual e sejam conduzidos à extinção’. Todavia, dentre os inumeráveis e ilimitados seres viventes que assim forem conduzidos à extinção, não há de fato um (único) ser vivente que tenha sido conduzido à extinção. Por quê? Subhuti, se um Bodhisattva possui a ideia do eu, a ideia de outros, a ideia de seres viventes, ou a ideia de uma vida, ele não é um Bodhisattva.”

Comentário:

O Buda disse a Subhuti como todos os Bodhisattvas devem subjugar os seus corações (mentes). Todos pode significar “muitos”, todo o séquito de Bodhisattvas, ou pode referir-se a cada Bodhisattva individual; ou pode referir-se a um Bodhisattva em particular. Muitos é apenas um, e um é como muitos.

Dois vêm a ser com base na existência de um. Somando um, dois, três … oito, nove, dez, e assim por diante, surgem muitos. Assim, diz-se que Todos significa um.

“Qual um?”

O Bodhisattva que subjuga seu coração. E se você realmente quer saber quem é aquele Bodhisattva, você é aquele Bodhisattva.

Embora isso possa parecer sem princípio, na verdade, não há um princípio que possa ser expresso. Se você realmente deseja saber quem o Bodhisattva é, você mesmo deve tornar-se aquele Bodhisattva. Se você, como uma pessoa comum, acredita que você pode tornar-se um Buda, quão mais facilmente você poderia tornar-se um Bodhisattva!

Sutra Diamante – Capítulo 3 –A Doutrina Ortodoxa do Grande Veículo.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: