Cultivando Boas Raízes

Você pode plantar boas ou más raízes. Se você não acredita e não faz oferecimentos aos Três Tesouros, suas más raízes aumentarão. Quando você se afasta dos Três Tesouros, suas boas raízes diminuem. Quando você está próximo dos Três Tesouros suas boas raízes aumentam. Tome cuidado! Não cometa más ações. Proponha-se apenas a boa conduta.

Os habitantes do Uttarakuru não podem ver o Buda, ouvir o Dharma, ou ver a Sangha; e assim suas boas raízes fenecem. No sentido de plantar boas raízes deve-se primeiro refugiar-se nos Três Tesouros. Para plantar ainda mais boas raízes pode-se receber os cinco preceitos, os oito preceitos, ou os dez maiores e os quarenta e oito preceitos menores de um Bodhisattva disponíveis para leigos; ou os duzentos e cinquenta preceitos para monges, ou trezentos e quarenta e oito preceitos para monjas disponíveis para aqueles que desejam abandonar a vida familiar.

Planta-se boas raízes ao aceitar e manter em observância os cinco preceitos e ao cultivar as dez boas ações que não podem ser vistas, farejadas, degustadas ou tocadas porque elas são sem uma marca. “Tudo o que possui marcas é vazio e falso”, mas as pessoas não percebem isto, e apenas sabem nutrir seus corpos, e não suas boas raízes.

Sutra Diamante – Capítulo 6 – A Crença Apropriada é Rara.

Original

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

  1. Como se pode constatar a veracidade desses ensinos, foram, são e serão oportunos. Não há contemporaneidade maior!

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: