Reconhecer, Compreender e Cultivar

Sutra:

Subhuti, se alguém dissesse que o Tathagata vem ou vai, senta ou levanta, aquela pessoa não compreenderia o significado dos meus ensinamentos. E por quê? O Tathagata não vem de algum lugar, nem vai a algum lugar. Porquanto ele é chamado o Tathagata”.

Comentário:

Após ter pregado a seção anterior do texto, o Buda Shakyamuni percebeu que as pessoas poderiam ter dúvidas e tornarem-se apegadas à marca das idas e vindas do Tathagata. Portanto, ele disse a Subhuti: “se alguém dissesse que o Tathagata vem ou vai, senta ou levanta, aquela pessoa não compreenderia o significado dos meus ensinamentos”. Como se Ele, o Tathagata, viesse e fosse, mas sua ida e vinda é apenas ilusória. Qualquer um que pense que realmente vem e vai falha em compreender o princípio que o Buda ensina. O Tathagata não tem um lugar do qual ele venha e nem um lugar para o qual ele vá; porquanto ele é chamado oTathagata. Isto significa que o corpo do dharma do Buda nem permanece e nem não permanece. Ele interpenetra todos os lugares. Se ele permeia todos os lugares, de onde ele poderia vir? Uma vez que ele permeia todos os lugares, para qual lugar ele poderia ir? Portanto, diz-se não permanecer e não não permanecer.

Se você compreende o Budadharma, as montanhas, rios e a grande terra são todos o corpo do dharma do Tathagata. Se você não compreende, você vê o Tathagata, mas não o reconhece. Se você compreende o Budadharma, você pode reconhecer o Buda sem sequer tê-lo visto, e uma vez que você reconheça o Tathagata, é muito fácil contar com o dharma para cultivar. Se você não reconhece o Tathagata e nem mesmo sabe que o Buda é tudo, como você pode estudar o Buda? Falhar em reconhecer e ainda continuar a estudar é chamado ‘um cego guiando outro cego’. Se você é cego, você pode cometer um engano e escolher seguir alguém que também é cego. Embora seu líder perceba que ele próprio é cego, ele pode desejar ser seguido e, dessa maneira, finge que pode ver. Vocês dois tateiam juntos, correndo aqui e ali, até que eventualmente ambos caiam no mar e se afoguem. Desde o início, é essencial reconhecer o Budadharma e compreender como cultivar. Então você pode estudar.

Quando você compreende o Budadharma, você pode fiar-se no dharma para cultivar e realizar o Estado de Buda. Se você seguir um portal do dharma de um caminho externo, você somente será levado para mais e mais longe. Quanto mais longe você for, mais difícil retornar; e em razão de você não poder retornar à origem, um perigo muito grave surge.

Sutra Diamante – Capítulo 29 – A Quietude de Forma Surpreendente.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: