O Cultivar de uma Mente Límpida

Alguém pode indagar: “Essa parte do texto diz que o Tathagata nem vem ou vai, mas no início do Sutra Diamante está dito:

‘Na hora da refeição o Honrado pelo Mundo vestiu seu robe, pegou sua tigela, e adentrou a Grande Cidade de Sravasti para mendigar por comida’.

Isto não é ir? O sutra também diz: ‘Após ele terminar a sua mendicância sequencial ele retornou’. Isto não é vir? Como você pode dizer que ele não vem ou vai?”

Não é o Buda que vem e vai. É sua mente que vem e vai. Por exemplo:

Quando a água é límpida a lua aparece.

Quando há nuvens a lua é oculta.

Quando a lua aparece na água límpida, a lua realmente veio àquele lugar? Quando as nuvens ocultam a lua, a lua realmente foi embora?

Também, às vezes quando as pessoas olham para nuvens em movimento através do céu, elas veem a lua se movendo e as nuvens paradas. Ou um barco pode mover-se no rio e parecer a alguém que as duas margens estão se movendo e o barco está estacionário. As margens realmente se movem? Não.

O corpo de transformação do Buda vem e vai, mas seu corpo do dharma não. O Bodhisattva Maitreya falou um verso que diz:

O que vem e vai

são corpos de transformação do Buda.

O Tathagata é eternamente imóvel.

Ele não é o mesmo e nem diferente de

cada lugar dentro do reino do dharma.

Você deve saber que não é o Tathagata que vem e vai; são as discriminações das nossas oito consciências que percebem uma ida e uma vinda. Quando o Sutra Diamante lhe diz para não considerar o Buda como se sentado, deitado, indo ou vindo, ele está dizendo-lhe para não fazer tais distinções. Quando você não mais fizer discriminações, sua sabedoria poderá aparecer. Sua Prajna manifestará na razão direta do grau em que você tenha descartado as discriminações. Nas mentes da maioria das pessoas há tantas discriminações que elas preenchem completamente o campo das oito consciências, que é basicamente pura, com sujeira e impurezas. Uma vez que você esteja livre de todo esse lixo, sua sabedoria aparecerá.

Sutra Diamante – Capítulo 29 – A Quietude de Forma Surpreendente.

Original

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: