Pequenas Ações, Boas e Más

Sutra:

“Subhuti, se um bom homem ou uma boa mulher pulverizasse três mil grandes sistemas de mil mundos em minúsculas partículals de pó, o que você pensa, a massa daquelas minúsculas partículas seria grande?”

Subhuti disse: “Grande, Honrado pelo Mundo. E por quê? Se a massa daquelas minúsculas partículas de pó realmente existisse, o Buda não falaria dela como uma massa de minúsculas partículas de pó. E por quê? A massa de minúsculas partículas de pó é pregada pelo Buda como nenhuma massa de minúsculas partículas de pó. Porquanto é chamada massa de minúsculas partículas de pó. Honrado pelo Mundo, os três mil grandes sistemas de mil mundos são pregados pelo Tathagata como nenhum sistema de mundos, porquanto são chamados sistemas de mundos. E por quê? Se sistemas de mundos realmente existissem, então haveria uma totalidade de marcas. A totalidade das marcas é pregada pelo Tathagata como nenhuma totalidade das marcas. Porquanto é chamada totalidade das marcas”.

“Subhuti, a totalidade das marcas não pode ser pregada, mas as pessoas da espécie comum se apegam avidamente a tais marcas”.

Comentário:

Se viajássemos de foguete durante um grande período de tempo, cobriríamos apenas uma curta distância se comparada com a extensão dos três mil grandes sistemas de mil mundos. Embora aqueles sistemas de mundos sejam grandes, eles são criados a partir de minúsculas partículas de pó. As maiores coisas são criadas a partir das menores. Embora uma partícula de pó seja pequena, muitas delas juntas tornam-se um grande sistema de mil mundos. Da mesma maneira, o mérito e virtude do que fazemos vem das pequenas ações. Ao fazer muitas boas ações tornamo-nos adornados com as dez mil virtudes. Você não deve pensar que não deve se preocupar em fazer pequenas boas ações ou que você pode ir longe com a realização de pequenas más ações. Semelhantemente, muitas boas ações sem importância se acumularão em grande bondade. Embora você possa cometer apenas pequenas más ações, muitas delas se acumularão em grande maldade. Da mesma forma, um mundo inteiro vem da junção de pequenas partículas de pó.

Sutra Diamante – Capítulo 30 – A Totalidade de Princípio e Marcas.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: