As Cavernas Budistas de Ellora

Ellora é um sítio arqueológico, a 30 km da cidade de Aurangabad, no Estado indiano de Maharashtra, construído pela Dinastia Rashtrakuta. Famosa pelas suas monumentais cavernas, Ellora é um Patrimônio Mundial.

Ellora representa o epítome da arquitetura esculpida em pedra Indiana. As 34 “cavernas” – na realidade estruturas escavadas na face vertical das colinas de Charanandri – compreendendo templos e monastérios budistas, hindus e jainistas; foram construídas entre os séculos 5 e 10. As 12 cavernas Budistas (de 1 a 12), 17 cavernas hindus (de 13 a 29) e as 5 cavernas Jainistas (de 30 a 34), construídas próximas umas das outras, demonstram a harmonia religiosa prevalecente durante este período da história indiana.

Caverna 12 de Ellora
Caverna 12 de Ellora

As cavernas budistas foram as primeiras estruturas, criadas entre o século 5 e o século 7. Estas consistem, em sua maior parte, de viharas ou monastérios: são grandes edifícios com múltiplos pavimentos (como a Caverna 12) esculpidos na face da montanha, incluindo areas de convívio, dormitórios, cozinhas, e outras dependências.

Algumas destas cavernas-monastérios têm santuários abrigando esculturas do Buda, Bodhisattvas e Santos. Em muitas delas, os escultores envidaram esforços no sentido de dar a aparência de madeira á pedra.

Mais famosa dentre as cavernas Budistas, a caverna 10 é popularmente conhecida como a “Caverna do Carpinteiro”. Para além da sua entrada de múltiplos pavimentos encontra-se um hall no estilo de uma catedral, também conhecido como chaitya, em cujo teto foram esculpidos arcos dando a impressão de vigas de madeira. No centro desta caverna encontra-se uma estátua do Buda de 15 pés, sentado em postura de pregação.

Caverna 10 de Ellora
Caverna 10 de Ellora

Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

  1. Fascinante! Quão nobre eram os que dedicaram suas vidas a esculpir na rocha tais monumentos.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: