O Sol do Grande Nirvana

Se alguém acredita num sutra Mahayana como este, as ásperas e grosseiras formas que possa ter tido no nascimento parecerão certas e corretas, em virtude do poder deste sutra; a dignidade e o semblante melhorarão dia a dia, tal que humanos e deuses sentirão prazer em vê-lo. Eles o respeitarão e o amarão, e em nenhum momento perderão a consideração por ele. Reis, ministros e familiares ouvirão, respeitarão e acreditarão nele. Se quaisquer dos meus discípulos Sravaka (Ouvinte) estiverem desejosos de realizar o primeiro ato raro, eles deveriam pregar esse sutra Mahayana para todo o mundo.

Oh, bom homem! A geada e a névoa podem desejar fortemente permanecer como elas são, mas isto somente até a hora do sol nascer. Uma vez que o sol tenha nascido, tudo se vai e nada permanece como antes. Oh, bom homem! As más ações cometidas por essas pessoas também se acumulam da mesma forma (como a neve). O poder [que podemos ter] na presente vida somente continua ao vermos a ascensão do Sol do Grande Nirvana. Quando o sol desse Grande Nirvana surge, todas as maldades que têm sido feitas morrerão. Além disso, oh bom homem! Por exemplo, podemos abandonar nossas casas, raspar nossos cabelos, vestir a Kasaya, e ainda não recebermos os dez preceitos de um Shramanera. Uma pessoa rica pode vir a convidar todos os sacerdotes [à sua casa], e aqueles que ainda não receberam os preceitos podem ser convidados, juntamente com os outros. Eles podem não ter recebido os preceitos ainda e, no entanto, poderão ser contados como sacerdotes.

Oh, bom homem! É como acontece com uma pessoa que aspira à Iluminação pela primeira vez, estuda este Sutra Mahayana do Grande Nirvana, ostenta-o, copia-o e recita-o. Ela pode ainda não ter atingido o nível dos dez estágios [de um Bodhisattva], e, no entanto, ela será contada como sendo um daqueles dos dez estágios. Se uma pessoa, quer seja um discípulo ou não, sem ganância ou medo, ou mesmo por lucro, ouvir apenas um gatha (verso) deste sutra e, tendo ouvido-o, não o calunie – saiba que essa pessoa já está próxima da Iluminação insuperável. Oh, bom homem! Por esta razão, Eu digo que as quatro pessoas [fidedignas] se tornarão os refúgios do mundo. Assim eu digo, oh bom homem, que essas pessoas nunca dirão que o que o Buda disse não é o que Ele disse. Nada deste tipo ocorrerá. Este é o porquê eu digo que esses quatro tipos de pessoas tornam-se os refúgios do mundo. Oh, bom homem! Faça oferecimentos a esses quatro tipos de pessoas.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 08: Sobre os Quatro Fidedignos.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: