A Maldade e a Pureza de um Cristal Perfeito

O Bodhisattva Kashyapa disse ao Buda: “Há quatro tipos de pessoas na Sangha. É como com a manga, que é difícil de saber quando está madura. Como podemos saber a diferença entre violação e não-violação dos preceitos?”

O Buda disse: “Oh bom homem! Baseando-se no Todo-Maravilhoso Sutra do Grande Nirvana, é fácil saber. Como alguém poderá saber olhando o Sutra do Grande Nirvana? Por exemplo: um agricultor planta arroz, e remove o joio no arrozal. Quando olhamos para o campo com os olhos carnais dizemos que é um belo campo. Mas quando vem a colheita, agora vemos que o joio e o arroz são diferentes. Assim, oito coisas mancham de fato o sacerdote. Se as erradicarmos completamente, veremos que ele é puro. Quando uma pessoa observa os preceitos e não os viola, isto é difícil distinguir com os olhos carnais. Se a maldade surge, isto é fácil ver. É como no caso do joio no arrozal, que pode facilmente ser visto. O mesmo se passa com o Monge. Se ele está apto a acabar com as oito impuras serpentes venenosas, o chamamos de puro e um santo Campo de Prosperidade. A ele serão feitos oferecimentos por humanos e deuses. Não é fácil ver claramente a retribuição cármica das ações puras com os olhos carnais”.

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 08: Sobre os Quatro Fidedignos.

Os olhos carnais, dos mortais comuns, não podem ver a pureza; mas, podem ver a maldade. Isto basta para sabermos o que é puro. Maldades? São meios hábeis dos Budas para revelar a pureza do Dharma. Ai está a profunda doutrina do Cristal Perfeito (Pureza) e seus Defeitos (Impurezas e Imperfeições), sobre a qual tenho meditado nos últimos 30 anos, e que abarca todos os fenômenos.

Marcos Ubirajara.

Em 30/04/2009 às 04:00 hs.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

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