O Samadhi Imutável

O Buda disse: “Oh bom homem! O Bodhisattva é do mundo e não é do mundo. Aquele que não conhece, vê e compreende é do mundo; aquele que conhece, vê e compreende não é do mundo. Você indaga: ‘Que diferença há’? Eu agora explicarei. Oh bom homem! Se qualquer homem ou mulher ouve esse Sutra do Nirvana, sente respeito e aspira à Iluminação Insuperável; essa pessoa é um Bodhisattva do mundo. Todo o mundo não conhece, vê ou compreende. Esse Bodhisattva, também, não conhece, vê ou compreende, como no caso do (resto do) mundo. Quando o Bodhisattva ouve esse Sutra do Nirvana, ele vem a saber aquilo que o mundo não conhece, vê ou compreende; e que isto (o Grande Nirvana) é o que o Bodhisattva deve vir a conhecer, ver e compreender. Tendo conhecido isto, ele pensa para si: ‘De que expediente (meio) vou me utilizar para aprender e vir a conhecer, ver e compreender’? Ele ainda pensa: ‘Protegerei os puros preceitos de moralidade [shila] com o mais profundo pensamento’. Oh bom homem! Por conta disto, o Bodhisattva, no mundo futuro, será puro em todos os lugares onde ele venha a nascer. Oh bom homem! Como o Bodhisattva-Mahasattva é puro nos shila [preceitos], onde quer que ele esteja, ele não tem arrogância, nem visões distorcidas, nem dúvidas, e nunca, até o fim, diz que o Tathagata entra para sempre no Nirvana. Isto é como o Bodhisattva observa os puros preceitos (shila). Os preceitos já são puros [com ele]. Ele, então, em seguida pratica a meditação. Através da prática da meditação, onde quer que ele possa estar, ele persiste na lembrança correta e não esquece. Isto equivale a dizer que todos os seres possuem a Natureza-de-Buda; que existem os doze tipos de escrituras, e que o Buda-Todo-Honrado-pelo-Mundo é o Eterno, o Êxtase, o Eu, e o Puro. Todos os Bodhisattvas residem no Sutra Vaipulya do Grande Nirvana e vêem a Natureza-de-Buda. Eles lembram corretamente tudo isso e não esquecem. Através da prática das dhyanas [meditações], eles alcançam onze shunyatas [vazios]. Esta é a prática da meditação pura do Bodhisattva. Atingindo os preceitos (shila) e a meditação, em seguida eles praticam a Sabedoria pura. Através da prática da Sabedoria, eles primeiro vêem o Eu no corpo e o corpo no Eu. Não há apegos como: este corpo, este Eu, não-corpo e não-Eu. Esta é a prática da Sabedoria pura do Bodhisattva. Através da prática da Sabedoria, os shila (preceitos) que ele observa são firmes e não se movem. Oh bom homem! É como o Sumeru, que não se agita, a despeito dos ventos das quatro direções. O mesmo é o caso com o Bodhisattva-Mahasattva. Ele não se agita, a despeito das quatro inversões. Oh bom homem! Os shila (preceitos) que o Bodhisattva conhece, vê e compreende não são do mundo.

Oh bom homem! O Bodhisattva não tem nenhum arrependimento em sua mente quando ele vê que os preceitos (shila) que ele observa são inabaláveis. Como não há pesar, existe alegria em sua mente. Como ele tem alegria, sua mente é feliz. Como ele é feliz, sua mente está em paz. Como a sua mente está em paz, lá surge um Samadhi Imutável. Como o Samadhi é Imutável, existe verdadeiro conhecimento e visão. Devido ao verdadeiro conhecimento e visão, existe separação do nascimento e da morte. Apartando-se do nascimento e da morte, ele encontra emancipação [‘vimukti’]. Como uma conseqüência da emancipação, ele vê claramente a Natureza-de-Buda. Isto é o que se quer dizer quando se fala que aquilo que o Bodhisattva conhece, vê e compreende não é algo que se obtém no mundo. Oh bom homem! Isto é o que o mundo não conhece, vê ou compreende.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 23 – Sobre Ações Puras 3.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

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