Eu Fantasma

Senika disse: “Oh Gautama! Se não existe o eu, quem vê e quem ouve?”

O Buda disse: “Tem-se as seis esferas (dos sentidos) dentro, e as seis poeiras [isto é, os seis campos dos sentidos] fora. O interno e o externo se associam, e se ganha os seis tipos de consciência. Ora, essas seis consciências adquirem seu nome através das relações causais.

Por exemplo, um fogo surge de uma árvore, e falamos de ‘fogo da árvore’. A grama pega fogo, e falamos de ‘fogo da grama’. O farelo pega fogo, e falamos de ‘fogo do farelo’. O estrume de vaca pega fogo, e falamos de ‘fogo do estrume de vaca’. É a mesma coisa com a consciência dos seres, também. ‘Adquirimos consciência por meio dos olhos, cor, luz e desejo (que são as relações causais da visão); e dizemos ‘consciência dos olhos’.

Oh bom homem! Essa consciência dos olhos não existe no olho, nem no desejo, etc. As quatro coisas se associam e adquirimos essa consciência. É o mesmo com a consciência da mente. Se as coisas vêm a ser assim, não podemos dizer que conhecimento e visão são o eu, e que o tato é o eu.

Oh bom homem! Esse é o porquê dizemos que o eu é (o que abrange) desde a consciência do olho até a consciência da mente (passando pelos seis órgãos sensoriais), e que todas as coisas são fantasmas. Como elas são como fantasmas? Em vista do fato de que ‘o que originalmente não era, é o que é agora; e o que certa vez foi, agora não é mais’. Oh bom homem! Por exemplo, a mistura de manteiga, cevada, farinha, mel, gengibre, pimenta, pippali [tipo de pimenta comprida], uva, nozes, romã, e suishi [um tipo de ameixa] é chamada ‘kangigan’ [possivelmente o nome de uma droga]. A não ser a partir dessa mistura, não pode haver ‘kangigan’. As seis esferas do interior e exterior (dos sentidos) são o que chamamos de ser, eu, humano, macho, ou fêmea. A não ser a partir das seis esferas de dentro e de fora, não pode haver o ser, ou o humano.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 45 – Sobre o Bodhisattva Kaundinya 1.

self phantom.mp3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: