A Prajna da Marca Real

O Sutra:

“Quão raro, Honrado pelo Mundo, é o Tathagata que lembra (faz lembrar) e protege todos os Bodhisattvas e faz com que sejam bem-dotados.”

Comentário:

A rara ocorrência à qual Subhuti se refere é a aparência de um Buda, um Honrado pelo Mundo. O Buda Shakyamuni arrumou o seu assento e sentou-se sem dizer uma única palavra. Foi Subhuti ao fazer algo do nada, ao fazer ondas onde não havia vento, ao expor o errado onde nem mesmo havia o correto, ao colocar uma cabeça sobre o topo de uma cabeça, ao colocar uma marca na marca; ele estava apenas olhando para o problema? Se o Buda tivesse falado um princípio ou feito um sinal para o qual fizesse sentido responder: “Quão raro, Honrado pelo Mundo”! Mas, tudo o que o Buda Shakyamuni fez foi arrumar o seu assento e sentar-se.

Essa passagem merece atenção muito especial, pois o ponto central (principal) do Sutra Vajra está exatamente aqui. Quando o Buda Shakyamuni arrumou o seu assento e sentou-se, ele já tinha terminado o ensinamento do dharma. Esse é o porquê Subhuti proferiu suas palavras de louvor. Em razão de o Buda Shakyamuni ter ensinado a prajna da marca real que está para além da marca da palavra pregada, para além da marca da palavra escrita, para além da marca do coração condicionado, para além de cada uma e de todas as marcas. Somente os sábios já certificados para a fruição compreenderam; pessoas comuns não o alcançaram. Percebendo aquilo, Subhuti esperava que o Buda Shakyamuni pregasse um ensino provisório, um dharma expediente da prajna literária, em prol dos seres viventes. Este é o porquê ele prefaciou a sua solicitação pelo dharma dizendo: “Quão raro é o Honrado pelo Mundo”. Realmente raro é o Tathagata. Raramente há um Honrado pelo Mundo. A prajna da marca real é uma proteção e um dom para todos os Bodhisattvas. O dharma é extremamente maravilhoso.

Sutra Diamante – Capítulo 2 – O Pedido de Subhuti.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: