A Analogia do Espaço Vazio

O Buda Shakyamuni usou a analogia do “espaço vazio nas dez direções” para representar a extensão dos méritos e virtudes envolvidos no ato de doação que é isento da marca da doação. Ele disse: “Subhuti, um Bodhisattva deve somente persistir no que é ensinado assim”. Um Bodhisattva que já decidiu realizar o Bodhi deve pensar sobre o que assim foi ensinado, e aderir a isto na cultivação.

Se você lembra o que você doou, então eu o esquecerei. Se você pode esquecê-lo, então eu o manterei em meu pensamento. É o mesmo com o Buda que, conhecendo o coração de todos os seres viventes, está ciente de que você não se esqueceu dos méritos e virtudes de suas ações de doação, e então ele acha desnecessário relembrá-lo das mesmas. Quando você esquecê-las, o Buda as relembrará. Você pensa ser melhor você lembrar ou o Buda?

Você pensa: “Tenho receio de que se eu esquecer, o Buda também esqueça, e então simplesmente não terei mérito algum”.

Nunca tema. Se você esquecer tudo sobre suas ações de doação, o Buda as relembrará eternamente. Conforme se diz posteriormente no Vajra Sutra: “Todos os muitos pensamentos que ocorrem a todos os seres viventes são completamente conhecidos pelo Tathagata”. Quando você faz coisas boas, você as lembra; mas quando você faz o mal, você também acalenta as memórias? Não, você tenta esquecer as suas ofensas imediatamente, mas no entanto pondera carinhosamente o bem que tem feito. Você deve esquecer o bem e lembrar o mal. Por que lembrar o mal? Porque assim não o cometerá novamente. Por que esquecer o bem? Porque assim você sentirá necessidade de fazê-lo mais.

Sutra Diamante – Capítulo 4 –A Conduta Maravilhosa Não Persistente.

Original

1 Comentário

  1. camargui said,

    05/11/2012 às 9:56

    Marcos, A sintonia que temos voc e eu algo admirvel!Feliz de ns dois que a exemplo do que sonhou nosso pai, mantemos e preservamos o amor e estima de irmos, pelo o menos, entre ns dois. “A Analogia do Espao Vazio” caiu como uma luva para a minha segunda-feira, ps reunio familiar conflituosa, agressiva e farta de arrogncia.Faz longos anos que voc me acode com atos to generosos. Aceite a minha gratido.

    Srgio

    Date: Mon, 5 Nov 2012 11:46:01 +0000 To: camargui@hotmail.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: