O Nome Vajra Prajna Paramita

Sutra:

Então Subhuti disse ao Buda: “Honrado pelo Mundo, como deve o Sutra ser chamado? Como devemos respeitá-lo e ostentá-lo?”

O Buda disse a Subhuti: “O nome do Sutra é Vajra Prajna Paramita (Consecução Plena – Paramita da Grande Sabedoria – Prajna Diamantina – Vajra). Você deve respeitá-lo e ostentá-lo por este nome. E por quê? Subhuti, Prajna Paramita  é pregada pelo Buda como nenhuma Prajna Paramita, porquanto é chamada Prajna Paramita.”

“Subhuti, o que você pensa? Há algum dharma pregado pelo Tathagata?”

Subhuti disse ao Buda: “Honrado pelo mundo, nada foi pregado pelo Tathagata”.

“Subhuti, o que você pensa? Todos as partículas de pó nos três mil grandes sistemas de mil mundos são muitas?”

Subhuti disse: “Muitíssimas, Honrado pelo Mundo.”

“Subhuti, todas as partículas de pó são pregadas pelo Tathagata como nenhuma partícula de pó, porquanto são chamadas partículas de pó. Os sistemas de mundos são pregados pelo Tathagata como nenhum sistema de mundo, porquanto são chamados sistemas de mundos.”

Comentário:

Depois o Buda disse: “Em qualquer parte onde o Sutra for encontrado, há um Buda ou um discípulo reverente”. Subhuti indagou ao Buda qual deveria ser o nome do Sutra: “Como devem todos os Arhats, Ouvintes, e Aqueles Condicionalmente Iluminados, bem como seres viventes do futuro prestar homenagem ao Sutra?”

O Buda disse: “Seu nome é Vajra Prajna Paramita.”

Vajra (Diamante) tem três significados: durável (resistente); brilhante e capaz de cortar. O Diamante (Vajra) é tão resistente que ele não pode ser destruído por nada, mas pode ele mesmo destruir todas as coisas.

“Se o Diamante (Vajra) destrói todas as coisas, então não quero ter nada, e de que utilidade aquilo seria?”, você pode indagar.

A razão de você não realizar o Estado de Buda é justamente porque você “possui todas as coisas”. Se você nada tem, você pode realizar o Estado de Buda. “Todas as coisas” referem-se aos apegos – todas aquelas coisas que você não pode (ou não consegue) abandonar.

Sutra Diamante – Capítulo 13 – Receber e Manter o Dharma “Assim”.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: