Qual é a origem de todas as coisas?
As coisas surgem do reconhecimento da existência das marcas. O que quer que tenha marcas, tem forma e aparência que mudará e tornar-se-á extinta. Aquilo que não possui marca é destituído de forma e aparência, e nem mudará ou tornar-se-á extinto. Ninguém pode destruir algo que não possua marca. Nenhuma marca é nenhum pensamento, e nenhum pensamento é a substância básica dos dez mil dharmas. Se você puder alcançar a realização de nenhum pensamento, você terá retornado à fonte (à substância básica de todos os fenômenos).
A dureza do diamante rompe completamente o pensamento, mas não (rompe) completamente nenhum pensamento. O diamante de nenhum pensamento é duro o bastante para triturar todas as marcas existentes, todas as marcas condicionadas sujeitas a fluxos (resultados). Nenhum pensamento pode destruir as penetrações espirituais dos demônios celestiais, e daqueles de formas (aparências) externas, porque suas penetrações espirituais possuem marcas. Se eles próprios tivessem alcançado o estado de nenhum pensamento, então eles não seriam demônios celestiais e aqueles de formas externas. Mas, em razão de terem pensamento, eles existem na forma, criam dharmas com fluxos (resultados), e plantam causas com fluxos (efeitos). A dureza do diamante pode romper todos esses dharmas com efeitos (fluxos) e causas.
O Diamante é brilhante, luminoso. Sua luz pode romper toda a escuridão. O Diamante é capaz de cortar. Uma lâmina afiada pode cortar algo com um simples golpe, ao passo que uma lâmina cega serra e serra, e mesmo assim não pode cortar. As funções do Diamante são como uma lâmina afiada conforme cortam os desvios para revelar o ortodoxo. O Diamante corta todo o conhecimento e visões distorcidas dos demônios celestiais e aqueles de formas externas, retalha as aflições das pessoas, e remove a ignorância.