A Fugacidade dos Pensamentos

Sutra:

“Subhuti, o que você pensa? Se todos os grãos de areia em um Rio Ganges se transformassem em igual número de Rios Ganges, e todos os grãos de areia em todos aqueles Rios Ganges se transformassem em igual número de Terras Búdicas, elas seriam muitas?”

“Muitas, Honrado pelo Mundo”.

O Buda disse a Subhuti: “Todos os muitos pensamentos que ocorrem em todos os seres viventes em todas aquelas Terras Búdicas são completamente conhecidos pelo Tathagata. E por quê? Todos os pensamentos são pregados pelo Tathagata como nenhum pensamento, porquanto eles são chamados pensamentos. Por que razão? Subhuti, o pensamento passado não pode ser alcançado (capturado), o pensamento presente não pode ser alcançado, e o pensamento futuro não pode ser alcançado.”

Comentário:

O Buda então empregou uma analogia na qual cada grão de areia no Rio Ganges fosse transformado em um Rio Ganges, e cada grão de areia em cada um daqueles Rios Granges fosse transformado em uma Terra Búdica. Então ele afirmou que o Tathagata conhece o que está acontecendo nas mentes de todos os seres viventes em todas aquelas Terras Búdicas.

Por quê?

Todos os pensamentos são pregados pelo Tathagata como nenhum pensamento. Todos os pensamentos refere-se ao que está ocorrendo nas mentes de todos os seres viventes. Nenhum pensamento significa que eles não são o verdadeiro coração. Porquanto eles são chamados pensamentos significa que eles são apenas os pensamentos comuns que ocorrem nas mentes das pessoas, nada mais.

Por quê? “Subhuti”, disse o Buda, “estabelecerei isto mais simplesmente. O que você chama de passado já passou. O passado não permanece. Tão logo você fale do presente ele já passou, dessa forma ele também não permanece. O que você se refere como futuro ainda não chegou, e assim ele também não pode ser alcançado. Aqueles três tipos de pensamentos nas mentes dos seres viventes são em última instância inalcançáveis. O Tathagata conhece completamente os pensamentos nas mentes de todos os seres viventes. Se você não se apoiar em condições, então os três tipos de pensamento não podem ser alcançados”.

Sutra Diamante – Capítulo 18 – Uma Substância Considerada como Idêntica.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: