A Abertura dos Olhos Búdicos

Examinemos mais profundamente os cinco olhos. Eles são produzidos a partir de dentro ou eles vêm de fora? Os cinco olhos não são produzidos a partir de dentro; nem eles vêm de fora; e nem existem no intermédio. Cultive, faça esforços, e quando a sua habilidade for suficiente você os terá naturalmente. Antes que a habilidade suficiente seja atingida, nenhuma quantidade de procura fará com que eles funcionem. Procura é um pensamento falso. A procura sem uma ideia de procura traz uma resposta.

De que forma alguém se aplica na realização de esforços para abrir seus olhos?

Você precisa ser sábio no discernimento das questões, e sábio na cultivação. É sábio reconhecer o que é bom e, então, corajosa e vigorosamente trabalhar em prol daquilo. A característica da sabedoria é reconhecer e fazer votos de cortar e erradicar o que é mal. Realizar algo que seja bom e ainda não agir de acordo com o que é característico da estupidez. É estúpido reconhecer que algo seja um mal negócio e ainda promovê-lo e tornar-se envolvido com ele. Se você for estúpido, não será fácil obter os cinco olhos. No sentido de obtê-los, tudo o que você faz deve ser feito de forma extremamente límpida. Você deve ser muito preciso e não pode ser confundido. O que os cinco olhos fazem?

O Olho da Sabedoria contempla a natureza do reino do dharma.

Quando você deseja consultar os sutras Budistas, você deve usar um livro. Com o Olho do Dharma, todavia, você não necessita ler os sutras, porque você pode ver o Budadharma através de todo o espaço vazio, por todo o reino do dharma. Há sutras em toda a parte. Assim, diz-se que o Olho do Dharma ilumina completamente as marcas de todos os dharmas.

O Olho do Buda permite-lhe compreender o verdadeiro significado de todo o Budadharma. Aqueles entre vocês que desejam atingir o Olho do Buda devem lembrar que ele está localizado entre suas sobrancelhas. Caso contrário, no dia em que um olho aparecer naquele lugar você entrará em pânico e se perguntará: “Como adquiri um outro olho?” Minha advertência a você é para poupá-lo de qualquer sentimento de medo.

O Olho do Dharma pode interpenetrar completamente todas as coisas. As causas passadas e consequentes retribuições das pessoas, a penetração de vidas passadas, a penetração do Olho Celestial, tudo é completamente compreendido. O Olho do Buda é extremamente maravilhoso e inconcebível. Ele pode ver coisas com forma e coisas sem forma, com um poder muitos milhares de vezes maior que aquele do Olho Carnal.

Se você obtiver os cinco olhos, deverá protegê-los cuidadosamente. Como você deve protegê-los? Continuando a nutrir as suas boas raízes. Cultive bênçãos e sabedoria. Aqueles entre vocês que não obtiveram os cinco olhos precisam trabalhar duro no desenvolvimento de bênçãos e sabedoria. Quando suas bênçãos e sabedoria forem suficientes, seus cinco olhos abrirão.

Sutra Diamante – Capítulo 18 – Uma Substância Considerada como Idêntica.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: