Nem Vacuidade e Nem Forma

No período Yau Chin, o Mestre do Dhyana Bhadra disse ao Mestre do Dharma Dau Sheng: “ ‘A forma não difere da vacuidade, a vacuidade não difere da forma; tudo o que é forma, é vazio; tudo o que é vazio, é forma’. Afinal, o que é forma e vacuidade?”

O Mestre do Dharma Dau Sheng disse: “A totalidade da massa de minúsculas partículas de pó é chamada forma. A massa de minúsculas partículas de pó, destituída de uma natureza-própria, é chamada vacuidade”. Ele disse que um acúmulo de pequenas partículas não tinha uma natureza-própria, e que a ausência de qualquer natureza substancial no acúmulo de pequenas partículas era vacuidade.

O Mestre do Dhyana Bhadra então perguntou: “Quando a massa de pequenas partículas de pó não é colocada junta, a que se chama isto?”

O Mestre do Dharma Dau Sheng ficou em silêncio. Ele não sabia o que dizer.

O Mestre Dhyana Bhadra então disse: “Você conhece apenas o resultado da forma e vacuidade, você não conhece a causa da forma e vacuidade”.

O Mestre do Dharma Dau Sheng apenas acenou com sua cabeça. Embora ele pudesse falar tão poderosamente que até as rochas acenassem com suas cabeças, ele nada tinha a dizer àquela pessoa. Sem outras alternativas ele perguntou humildemente: “Mestre Superior, posso perguntar como uma massa de pequenas partículas de pó é chamada quando não são colocadas juntas?”

O Mestre Dhyana Bhadra respondeu “Em virtude de uma pequena partícula de pó ser vazia, a massa de pequenas partículas de pó também é vazia”.

Ele disse que uma pequena partícula de pó é vazia e, assim, todas as partículas de pó (juntas) são vazias. Por quê? Porque muitas partículas de pó são criadas a partir de uma única partícula de pó.

O Mestre Dhyana Bhadra continuou: “Em razão de a massa de uma pequena partícula de pó ser vazia, cada pequena partícula de pó também é vazia”. As massas das pequenas partículas de pó são vazias, então, certamente uma única partícula de pó também deve ser vazia.

“Na vacuidade de uma pequena partícula de pó”, ele continuou, não há massa da pequena partícula de pó. Na vacuidade de uma massa de pequenas partículas de pó, não há uma única partícula de pó”. Assim, não há vacuidade e nem forma.

Após ouvir aquilo, o Mestre do Dharma Dau Sheng sabia que a doutrina que o Mestre Dhyana Bhadra pregara era mais profunda que aquela que ele mesmo expressara, assim, ele curvou-se para ele. O Mestre Dhyana Bhadra pregou e o Mestre do Dharma Dau Sheng acenou com sua cabeça.

Sutra Diamante – Capítulo 30 – A Totalidade de Princípio e Marcas.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: