A Conduta do Universalmente Meritório – Samantabhadra

“Se uma pessoa receber, mantiver, ler, e recitar o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, memorizá-lo corretamente, expor suas doutrinas, e praticar de acordo com seus ensinamentos, saiba que ela está praticando a conduta do Universalmente Meritório. Ela plantou profundamente boas raízes na presença de ilimitados, incontáveis Budas. Sua cabeça foi afagada pelas mãos do Tathagata”.

“Se uma pessoa meramente copiar o Sutra, no final da sua vida, ela nascerá no Céu Trayastrimsha. Naquela ocasião, oitenta e quatro mil mulheres celestiais lhe darão boas vindas com todos os tipos de músicas. Essa pessoa imediatamente receberá uma coroa feita dos sete tesouros e divertir-se-á em meio às deusas. Quanto mais será o caso de uma pessoa que recebe, mantém, lê e recita-o, memoriza-o corretamente, expõe suas doutrinas, e pratica de acordo com seus ensinamentos! Se uma pessoa recebe, mantém, lê, recita, e expõe suas doutrinas, no final da sua vida mil Budas lhe estenderão suas mãos, de tal forma que ela não necessitará temer cair nos maus destinos. Essa pessoa imediatamente nascerá no Céu Tushita na presença do Bodhisattva Maitreya. O Bodhisattva Maitreya tem trinta e duas marcas e está rodeado por um séqüito de Grandes Bodhisattvas e um acompanhamento de centenas de milhares de miríades de kotis de deusas. Tendo nascido ali, aquela pessoa obterá méritos, virtudes e benefícios tais como estes”.

“Portanto, um sábio pensaria unicamente em copiá-lo, ou pedir para outros copiá-lo, recebê-lo, mantê-lo, lê-lo, recitá-lo, guardá-lo adequadamente e praticá-lo de acordo com os seus ensinamentos”.

“Honrado pelo Mundo, eu agora protejo este Sutra com os meus poderes espirituais. Após a extinção do Tathagata, eu o propagarei amplamente no Jambudvipa, de tal forma que ele nunca será perdido”.

Naquela ocasião, o Buda elogiou-o, dizendo: “Excelente, excelente, Universalmente Meritório, que você possa proteger e amparar este Sutra, e levar felicidade e benefícios a muitos seres viventes. Você já acumulou inconcebíveis méritos, virtudes, e uma profunda e grande compaixão. Desde o longínquo passado você decidiu-se pelo Anuttara-Samyak-Sambodhi e foi capaz de fazer este voto para proteger este Sutra com suas penetrações espirituais. Eu agora usarei o poder das penetrações espirituais para proteger aqueles que recebam e mantenham o nome do Bodhisattva Universalmente Meritório”.

Universalmente Meritório, se uma pessoa puder receber, mantiver, ler, recitar, guardar adequadamente, praticar, e copiar o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, saiba que esta pessoa viu o Buda Shakyamuni. É como se ela tivesse ouvido este Sutra da boca do Buda. Saiba que esta pessoa fez oferecimentos ao Buda Shakyamuni. Saiba que o Buda elogiou esta pessoa, dizendo: ‘Excelente’! Saiba que a cabeça desta pessoa foi afagada pelas mãos do Buda Shakyamuni, e que ela foi coberta pelo manto do Buda Shakyamuni [1]”.

“Uma pessoa tal como esta nunca mais será presa aos prazeres mundanos. Ela nunca mais se apegará aos textos ou manuscritos de ensinos heréticos, nem apreciará aproximar-se de tais pessoas ou outras pessoas más, sejam eles açougueiros; criadores de porcos, carneiros, aves, ou cães; caçadores; ou proxenetas”.

“O pensamento dessa pessoa será firme e correto, e a sua memória também. Ela terá o poder das bênçãos e virtudes. Essa pessoa não será atormentada pelos três venenos, nem será mais atormentada pela inveja, arrogância, orgulho anormal, ou orgulho desmedido. Esta pessoa terá poucos desejos e saberá contentar-se. Ela será capaz de praticar a conduta do Universalmente Meritório”.

 


[1] Tal é a indescritível e imensurável boa sorte da pessoa que está concluindo a leitura deste Sutra de Lótus.

Extraído do CAP. 28: O Encorajamento do Bodhisattva Universalmente Meritório.

Samantabhadra
Foto de Marcos Ubirajara. Local: Sítio da Dôra em 09/12/2007.

9 Comentários

  1. Miriam said,

    16/01/2008 às 12:28

    Eu sou argentina, pois bem, como falo espanhol eu fiz a tradução do Sutra do Miroku da Reiyukai (seita budista japonesa), fiz do português para o espanhol, (Miroku em japonês é Maitreya). Por quê a gente irá encontrar com deusas, parece dirigido aos homens e tem uma mensagem mundana, no meu caso sendo mulher irei então ser recebida por deusas também, tem em apariência uma visão e abordagem de tom mundano ou visão mundana, já que estamos falando da disolução do apego aos fenômenos transitorios que ocasionam os sentidos, é como voltar a ter apego do tipo dos sentidos mas no plano mental, tem alguma coisa ai que eu não consigo entender, talvez alguem possa me clarificar, faz muitos anos que sou budista mas ainda tem coisas que tento entender melhor dos escritos sagrados como por exemplo o Sutra do Lotus. Um abraço a todos os leitores e estou feliz de têr chegado nesse blog.

  2. muccamargo said,

    16/01/2008 às 14:31

    Miriam,
    No Capítulo 14 – Conduta para a Prática Bem Sucedida se lê:

    “Todos os fenômenos, quaisquer que sejam,
    são vazios, não-existentes,
    sem permanência,
    sem nascimento ou extinção;
    isto é o que se conhece como regra de associação de um Sábio[1].
    É em razão da retribuição pela discriminação que os fenômenos vêm a existir ou a não existir,
    que os faz parecerem reais ou irreais,
    criados ou extintos”.

    Aprofunde os estudos sobre o Sutra de Lótus. Vale a pena. Ele destrói essa lógica das discriminações que você mesma faz. Inclusive, é incisivo na demolição da lógica da desigualdade de gêneros. Estude-o.

    Um abraço

  3. Miriam said,

    16/01/2008 às 15:17

    Justamente porque entendo que há uma vaquidade nunca consegui compreender as imagenes que o sutra fala como cidades celestiais, deuses, torres, ornamentos, joias, pois tudo é vazio, eu nao sei sequer porque é colocado tudo isto, com qual sentido, já que sito só poderia ser criado pela mente ligada aos sentidos, como de visão, audição (já que até fala em música) A minha pergunta foi nesse sentido como iria ser recebido por deusas, tanto faz ser ou não ser recebido. Muito Obrigada por me responder.

  4. muccamargo said,

    16/01/2008 às 17:34

    Miriam,

    Os Budas pretéritos, bem como os do presente e também os do futuro; utilizam-se de meios hábeis para ensinar e beneficiar os seres viventes. Compreenda essas muitas discriminações como meios expedientes utilizados pelos Budas para descrever uma realidade que, de fato, só pode ser penetrada pelos “Olhos Búdicos”. Insisto! Aprofunde os estudos do Sutra de Lótus. Você encontrará respostas para essas questões, sem falha.

  5. Miriam said,

    23/03/2008 às 16:03

    Ok, muito obrigada!!!

  6. Alexsandra said,

    06/04/2009 às 13:42

    Miriam, boa tarde gostaria de saber se existe o sutro em espanhol, pois tenho conhecidos na argentina, que vão participar da Reiyukai, mas não consegui localizar uma seda da reiyukai na argentina, se puder me responder agradeço. Alexsandra Uruguaiana – RS

    • Miiram said,

      09/08/2009 às 15:38

      Oi Alexsandra!!, boa tarde.
      Eu fiz a tradução para o espanhol, a tenho, mas uma das lideres da reyukai mandou me dizer pela minha madrinha que não seria oficial, mesmo eu fazendo esse aporte, entendi que eles não gostam ainda de contemplar nem a possibilidade de fazer a tradução pro espanhol, mas eu posso te dar. Um abraço, Miriam

  7. Isabella said,

    08/04/2012 às 9:30

    Ola Miriam, voce tem o Sutra Miroku da Reiyukai em portugues para me enviar via email?

    Grata!
    Bell

  8. Adriane said,

    05/03/2014 às 0:59

    O sutra do lotus recitado pela reyukai, pode ser encontrado no site balaio de idéias ( sutra do lotus)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: