Polonnaruwa (Nordeste do Sri Lanka)

Enquanto Anuradhapura evoca a austeridade dos primórdios do Budismo Singalês, a mais recente localidade de Polonnaruwa, maravilhosamente situada no Lago Topawewa, oferece uma visão inigualável da escultura e da arquitetura do Budismo medieval. Lá o visitante poderá ver o imenso leito do parinirvana do Buda e a escultura em pedra de 25 pés (7,5 metros) de Ananda na cabeceira do Mestre. Lá também se encontra o colossal Buda em meditação, e as famosas figuras esculpidas do Rei-Sábio Parakramabahu admirando o lago e em contemplação de um manuscrito.

Igualmente fascinantes são os monumentos do início do século 13 situados no “Grande Quadrilátero”. Esses monumentos incluem a clássica torre piramidal de tijolos (Sat Mahal Pasada), o “Templo da Relíquia do Dente” incrustrado na pedra esculpida (que não deve ser confundido com o Templo do Dente em Kandy) e as colunas onduladas modelando a haste do lótus de Nissanka Lata Mandapaya.

Demala Maha Seya
Sat Mahal Pasada

Templo da Rel�quia do Dente
Templo da Relíquia do Dente

Fonte das Imagens: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assim como Anuradhapura foi abandonada por volta do século 8, Polonnaruwa foi finalmente conquistada pelos Tamils no século 15. A arte de Polonnaruwa representa o final do flortescimento da arte do Budismo Singalês, ainda incomparavelmente preservado em terras interiores.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s