Os Preceitos do Bodhisattva

“Uma pessoa observa [shila] para o seu próprio benefício, e a outra para o benefício dos outros seres. Se observado pelos outros seres, essa pessoa verá a Natureza de Buda e o Tathagata.

Há dois tipos (de pessoas) entre aqueles que defendem shila. Um é a pessoa que, por natureza, defende completamente os shila, e o outro é a pessoa que age sob injunções estabelecidas pelos outros. Quando alguém recebe shila, através das inumeráveis eras, esse alguém não os perde. Uma pessoa pode nascer num mau país, ou pode encontrar um mau amigo, uma má época, ou um mau ensinamento, ou pode sentar-se junto com aqueles que persistem em más visões da vida. Naquela ocasião, pode não haver lei [dharma] de recebimento dos shila. No entanto, a pessoa pratica a Via exatamente como outrora e não transgride (os shila). Este é o caso de como alguém defende [os shila] completamente por natureza. No outro caso, os preceitos podem ser dados a alguém por um mestre-sacerdote ou pelo jnati-caturtha [ritual de recebimento dos preceitos]. Mesmo quando recebeu esse (tipo de) shila, aquele alguém sempre decide consultar as palavras do mestre, bons companheiros e amigos, ou outrem que seja perfeito na maneira de ouvir e proferir sermões. Esse é o caso chamado de ação sob injunções dos outros.

Oh bom homem! Alguém que, por natureza, defende completamente os shila vê, com os seus próprios olhos, a Natureza de Buda e o Tathagata. Também, isso é visão através da audição. Entretanto, há dois tipos (de preceitos). Um é o shila dos Sravakas e o outro é aquele do Bodhisattva. Esse último atinge desde a primeira aspiração até a Iluminação Insuperável. Esse é o shila do Bodhisattva. Se alguém medita sobre ossos brancos, atinge-se o Arhatship. Este é o caso do shila do Sravaka. Deve-se saber que alguém que defende o shila do Sravaka não vê a Natureza de Buda e o Tathagata. Qualquer pessoa que defenda o shila dos Bodhisattvas, saiba-se, atinge a Iluminação Insuperável e vê bem a Natureza de Buda, o Tathagata e o Nirvana.”

Sutra do Nirvana, Capítulo 34, sobre o Bodhisattva Rugido do Leão 2.

bodhisattva precepts.mp3

Avatar de muccamargo

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixe um comentário