O Fim da Dissensão Entre os Monges

Ele partiu. Ninguém tentou detê-lo. Foi para uma aldeia onde ele sabia que encontraria seu discípulo Bhrigu. Bhrigu ficou muito feliz ao vê-lo, mas o Mestre não estava consolado. Então, Aniruddha, Nanda e Kimbala juntaram-se a ele. Deram-lhe toda prova de respeito e amizade, e ficaram em paz uns com os outros. E o Mestre pensou: “Ao menos há alguns, entre meus discípulos, que me amam e não brigam.”

Um dia, quando ele sentou-se à sombra de uma árvore e começou meditar sobre os tempos angustiosos em Kausambi, uma manada de elefantes parou para descansar não longe dele. O maior elefante foi até o rio, aspirou a água e a trouxe aos outros. Eles beberam; e então, ao invés de agradecê-lo por prestar-lhes esse serviço, eles o insultaram, bateram-lhe com suas trombas e, finalmente, o afastaram. E o Mestre viu que a sua própria experiência não era diferente daquela do elefante: ambos eram vitimas de grosseira ingratidão. O elefante percebeu a tristeza em sua face; aproximou-se e olhou para ele ternamente; e então se foi, à procura de comida e bebida para si.

O Mestre finalmente retornou para Cravasti e descansou no Parque de Jeta.

Mas ele ainda afligia-se ao pensar nos monges cruéis de Kausambi. Certa manhã, todavia, ele viu-lhes entrar no parque. Eles estavam em grande aflição: esmolas lhes haviam sido negadas, pois cada um foi indigno em seu tratamento com o Mestre. Eles tinham vindo lhe pedir perdão. O monge culpado confessou-se estar errado, e sua punição foi leve. Seus adversários, tão bem quanto seus amigos, admitiram o erro de suas condutas, e todos prometeram obedecer estritamente as regras. E o Mestre ficou feliz: não mais havia qualquer dissensão na comunidade.

A vida do Buda, tr. para o francês por A. Ferdinand Herold [1922], tr. para o inglês por Paul C. Blum [1927], rev. por Bruno Hare [2007], tr. para português brasileiro por Marcos U. C. Camargo [2011].

Fonte: Sacred-Texts em http://www.sacred-texts.com/bud/lob/index.htm

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: