Subhuti novamente dirigiu-se ao Buda, dizendo: “Honrado pelo Mundo, o Buda diz que eu obtive o Samadhi de Nenhuma Contenda”. Contenda refere-se a debate e disputa (luta). O Sexto Patriarca falou disto:
Debate – pensamentos de vitória e derrota –
estão em contradição com a Via.
Dão origem à idéia das quatro-marcas,
como pode o Samadhi ser obtido?
No cultivo da Via não se deve envolver-se em competição, disputa para ser o primeiro ou segundo. Pessoas que cultivam a Via devem ser como a água. Lao Tzu disse:
Benevolência superior é como água:
a água beneficia uma miríade de coisas,
e não lhes confronta.
Ela flui para lugares que repelem a humanidade
e assim ela se aproxima da Via.
“A água beneficia uma miríade de coisas e não lhes confronta”. Árvores, flores e gramas necessitam da água para crescerem. Pessoas necessitam da água para viverem. Criaturas que voam bebem água, e peixes, tartarugas, camarões, caranguejos e semelhantes também necessitam de água para sobreviverem. Aqueles nascidos do útero, dos ovos, da umidade e por transformação, todos necessitam ter água. A água não se recusa a umedecer uma miríade de coisas, nem regateia ou barganha. “Ela flui para lugares que repelem a humanidade e assim ela se aproxima da via”. A água não permanece nas altas montanhas, mas flui para o lugares mais baixos, diferente das pessoas que apreciam lugares elevados e evitam os baixos. Em razão de ela tender a fluir para os lugares baixos, a água está em concordância com a Via.
Lao Tzu era um corpo transformado do Venerável Mahakashyapa. Quando o Buda entrou no mundo, ele viu que os seres viventes na China cometiam muitas ofensas e não contavam com o dharma para cultivar. Assim, ele enviou Lao Tzu, Confúcio e Yan Hwei para a China para ensinar e transformar os seres viventes. Todos os três eram corpos transformados de Bodhisattvas.
Lao Tzu introduziu o conceito do incondicionado para o povo Chinês. Se alguém pode compreender o dharma incondicionado, então esse alguém pode vir a compreender o que não é incondicionado. O Budadharma fala daquilo que é incondicionado e ainda não incondicionado.
O Sexto Patriarca disse: “Debate – pensamentos de vitória e derrota – estão em contradição com a Via”. Suponha que na cultivação da Via você deva ir para o sul, mas em razão de você gostar de argumentar você vá para o norte. Talvez você deva ir para o leste, mas você rebela-se e vai para o oeste. Quando você argumenta, você está em oposição à Via. “Dar origem à ideia das quatro-marcas” significa produzir as marcas do eu, dos outros, dos seres viventes, e de uma vida. “Como pode o Samadhi ser obtido?” O Samadhi de Nenhuma Contenda é não ter pensamentos de vitória ou derrota.
Marcos, seguimos, você e eu em franca sintonia. O texto do ensinamento, “Nenhuma Contenda”, de novo, caiu como luvas para os meus dias. Quisera eu aplicá-lo imediatamente aos meus modos de agir. Porém receio que ainda, não esteja pronto para tanto. Então, sigo eu, na ânsia de até lá chegar.
Muito bom!