O Samadhi de Nenhuma Contenda

Subhuti novamente dirigiu-se ao Buda, dizendo: “Honrado pelo Mundo, o Buda diz que eu obtive o Samadhi de Nenhuma Contenda”. Contenda refere-se a debate e disputa (luta). O Sexto Patriarca falou disto:

Debate – pensamentos de vitória e derrota –

estão em contradição com a Via.

Dão origem à idéia das quatro-marcas,

como pode o Samadhi ser obtido?

No cultivo da Via não se deve envolver-se em competição, disputa para ser o primeiro ou segundo. Pessoas que cultivam a Via devem ser como a água. Lao Tzu disse:

Benevolência superior é como água:

a água beneficia uma miríade de coisas,

e não lhes confronta.

Ela flui para lugares que repelem a humanidade

e assim ela se aproxima da Via.

“A água beneficia uma miríade de coisas e não lhes confronta”. Árvores, flores e gramas necessitam da água para crescerem. Pessoas necessitam da água para viverem. Criaturas que voam bebem água, e peixes, tartarugas, camarões, caranguejos e semelhantes também necessitam de água para sobreviverem. Aqueles nascidos do útero, dos ovos, da umidade e por transformação, todos necessitam ter água. A água não se recusa a umedecer uma miríade de coisas, nem regateia ou barganha. “Ela flui para lugares que repelem a humanidade e assim ela se aproxima da via”. A água não permanece nas altas montanhas, mas flui para o lugares mais baixos, diferente das pessoas que apreciam lugares elevados e evitam os baixos. Em razão de ela tender a fluir para os lugares baixos, a água está em concordância com a Via.

Lao Tzu era um corpo transformado do Venerável Mahakashyapa. Quando o Buda entrou no mundo, ele viu que os seres viventes na China cometiam muitas ofensas e não contavam com o dharma para cultivar. Assim, ele enviou Lao Tzu, Confúcio e Yan Hwei para a China para ensinar e transformar os seres viventes. Todos os três eram corpos transformados de Bodhisattvas.

Lao Tzu introduziu o conceito do incondicionado para o povo Chinês. Se alguém pode compreender o dharma incondicionado, então esse alguém pode vir a compreender o que não é incondicionado. O Budadharma fala daquilo que é incondicionado e ainda não incondicionado.

O Sexto Patriarca disse: “Debate – pensamentos de vitória e derrota – estão em contradição com a Via”. Suponha que na cultivação da Via você deva ir para o sul, mas em razão de você gostar de argumentar você vá para o norte. Talvez você deva ir para o leste, mas você rebela-se e vai para o oeste. Quando você argumenta, você está em oposição à Via. “Dar origem à ideia das quatro-marcas” significa produzir as marcas do eu, dos outros, dos seres viventes, e de uma vida. “Como pode o Samadhi ser obtido?” O Samadhi de Nenhuma Contenda é não ter pensamentos de vitória ou derrota.

Sutra Diamante – Capítulo 9 – Uma Marca Que Não é Marca.

Original

1 Comentário

  1. camargui said,

    13/12/2012 às 11:06

    Marcos, seguimos, você e eu em franca sintonia. O texto do ensinamento, “Nenhuma Contenda”, de novo, caiu como luvas para os meus dias. Quisera eu aplicá-lo imediatamente aos meus modos de agir. Porém receio que ainda, não esteja pronto para tanto. Então, sigo eu, na ânsia de até lá chegar.

    Muito bom!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: