Na seção anterior foi dito que os sábios do quarto fruto do Pequeno Veículo, os Bodhisattvas e os Budas não devem apegar-se às marcas, ou ter qualquer apego ao eu, aos dharmas ou à vacuidade. Eles devem ser completamente desapegados. Ao não ter apegos, eles obtêm o fruto do Estado de Buda, o adorno do Bodhisattva das Terras Búdicas, ou a certificação para o quarto fruto do Arhatship.
Suspeitando que haveriam pessoas que ainda apegar-se-iam à marca da doação, o Buda ainda disse a Subhuti: “Olhe para o Rio Ganges à sua frente, Subhuti. Suponha que todos os grãos de areia do rio pudessem ser contados. A areias do Rio Ganges são tão finas quanto a farinha – tão finas que uma partícula dessa areia não pode sequer ser vista a olho nu. Quantos grãos de areia você estimaria haver no rio? Você poderia dizer que mesmo a mais alta estimativa possível não expressaria a quantidade precisamente. Suponha, então, que cada grão de areia no Rio Ganges em si, se tornasse um Rio Ganges. Quantos Rios Ganges haveriam? Assim como você não pode calcular o número de grãos de areia no Rio Ganges, assim também, se cada grão se transformasse num Rio Ganges, o número de Rios Ganges seria imensurável. Então, se você ainda tentasse contar o número de grãos de areia em todos aqueles Rios Ganges, quão mais incalculável seria. Seria impossível conceber tal número.”
Subhuti diria: “Sou incapaz de conceber a multidão daqueles Rios Ganges, quanto mais falar dos grãos de areia neles. Assim, tudo o que posso dizer é muitíssimo.”
O Buda disse: “Eu vou lhe dizer claramente. Falarei a verdade. Suponha um homem, ou uma mulher, que tenha cultivado os cinco preceitos e as dez boas ações use as sete gemas precisosas que são ouro, prata, lápis-lazúli, cristal, madrepérola, pérolas vermelhas, e carnelian, suficientes para preencher três mil grandes sistemas de mil mundos iguais em número às areias de tantos Rios Ganges quantos aqueles ditos acima para fazer oferecimentos. Ele obteria muitas bênçãos?”
Numa seção anterior do sutra foi feita uma menção dos três mil grandes sistemas de mil mundos, mas não de tantos três mil grandes sistemas de mil mundos quanto os grãos de areia daquele incalculável número de Rios Ganges. A analogia (anterior) está sendo ampliada vários milhares de dezenas de milhares de vezes.
Subhuti disse que embora as bênçãos e virtudes oriundas da doação daquela quantidade das sete gemas preciosas fossem muitas, elas seriam a retribuição de bênçãos condicionadas, isto é, bênçãos e virtudes com resultados (quantificadas). Qualquer coisa condicionada eventualmente torna-se extinta, e a existência de resultados mantém uma pessoa atada a estados não-ultimados.