Sobre Fazer Oferecimentos

Quando alguém fala um verso de quatro linhas do sutra, não apenas as pessoas devem vir fazer oferecimentos, como também os deuses devem fazê-lo.

O que significa fazer oferecimentos?

Há oferecimentos que são feitos para o Buda, oferecimentos que são feitos para o Dharma, e oferecimentos que são feitos para a Sangha. Oferecimentos para o Buda incluem colocar incenso, flores, velas, frutas, adornos, ou talvez chá ou água diante da imagem do Buda.

Oferecimentos para o Dharma refere-se à cuidadosa proteção do Dharma. Quando da leitura dos sutras você não deve ser descuidado ou desatencioso. Quando você não os estiver lendo, você não deve colocá-los ao lado descuidadamente. Você deve ter um lugar específico destinado para a guarda dos sutras, e quando você colocá-los lá, deve fazê-lo delicada e respeitosamente, colocando-os alinhadamente de tal maneira que nenhu ma borda se estenda para além da borda da mesa ou prateleira. Qualquer um que já tenha aberto o seu olho Búdico pode ver que onde um sutra não esteja seguramente guardado, o Bodhisattva Wei Two vem e fica pacientemente segurando a borda do sutra com sua mão. Também, colocar o sutra num lugar sujo é desrespeitoso e não pode ser considerado um oferecimento para o Dharma. Sutras Budistas devem ser colocados acima de todos os livros da literatura secular. Você deve ter a mesma consideração pelos sutras quanto você tem pelo próprio corpo e vida. Se você rasga ou desmancha sutras, ou queima-os desdenhosamente, você será tão estúpido nas vidas futuras que não será capaz de lembrar de nada, não importa quantas vezes as pessoas tentem ensiná-lo. A mesma retribuição recairá sobre aqueles que são mesquinhos com o Dharma. Por exemplo, numa vida anterior Anirudha suportou a retribuição de extrema estupidez porque antes daquilo ele conheceu o Dharma e se recusou a falá-lo para outros. Mais tarde ele plantou muito boas raízes, de tal forma que quando ele encontrou o Buda Shakyamuni, certificou-se para o fruto do Arhatship. Se você destrói sutras, não há previsão de quando você verá um Buda novamente. No futuro será estúpido e estará sujeito a inumeráveis outras retribuições.

Oferecimentos para a Sangha variam de acordo com o país e costumes. Na Tailândia e Burma deve-se oferecer comida para a Sangha porque naqueles países os membros da Sangha vão à mendicância com suas tigelas. Cada chefe de família reserva uma tigela de comida para oferecer para o membro da Sangha quando vem mendigar. Há Quatro Tipos de Oferecimentos que podem ser feitos para a Sangha:

  1. Comida e bebida;
  2. Roupas – os membros da Sangha devem depender dos leigos para prover-lhes com oferecimentos de vestimentas;
  3. Roupas de cama; e
  4. Remédios. Remédios podem ser doados como oferecimento e guardados até que surja a necessidade destes.

Pessoas que se encontram em seus lares devem fazer esses oferecimentos. Pessoas que deixaram a vida familiar os recebem. Uma vez que os membros da Sangha recebem oferecimentos daquela maneira, eles cultivam as Três Recordações e Cinco Contemplações conforme tomam sua refeição diária.

Sutra Diamante – Capítulo 12 – Reverência ao Ensino Ortodoxo.

Original

1 Comentário

  1. camargui said,

    31/01/2013 às 11:43

    Magnífico!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: