O Décimo Voto

Sutra Guirlanda de Flores
Avatamsaka Sutra

“Além disso, bom homem, transferir todos os méritos e virtudes universalmente explica-se assim: todos os méritos e virtudes (auferidos), desde o primeiro voto, que é ‘prestar homenagem e respeitar’, até o voto de ‘confortar e beneficiar todos os seres viventes em todo o reino do Dharma e até os limites do espaço vazio’. Faço voto de que todos os seres viventes serão constantemente felizes, sem doenças ou sofrimentos. Faço voto de que ninguém conseguirá fazer qualquer maldade, mas que rapidamente todos aperfeiçoarão o seu cultivo do bom karma. Faço voto de fechar a porta para os maus destinos e abrir os bons caminhos dos humanos, deuses e do Nirvana. Pelos seres viventes, suportarei e receberei todos os frutos extremamente severos do sofrimento que eles provoquem com seu mau karma. Libertarei todos esses seres viventes e finalmente os conduzirei à realização do insuperável Bodhi (Estado de Buda). O Bodhisattva cultiva a transferência (dos méritos e virtudes) dessa maneira.

Mesmo quando os domínios do espaço vazio estiverem esgotados, os domínios dos seres viventes estiverem esgotados, o karma dos seres viventes estiverem esgotados, e as aflições dos seres viventes estiverem esgotadas (extintas), eu transferirei todos os méritos e virtudes interminavelmente, continuamente, em pensamento após pensamento sem cessar. Meu corpo, fala e mente nunca cansarão dessas ações.

Bom homem, estes são os dez grandes votos dos grandes Bodhisattvas em sua totalidade. Se todos os Bodhisattvas puderem seguir e persistir por esses grandes votos, então serão bem sucedidos na condução de todos os seres viventes à maturidade. Serão capazes de concordar com o caminho da suprema e perfeita iluminação, e de atravessar o mar da conduta e votos de Samantabhadra. Portanto, bom homem, você deve conhecer o significado disto.”


As Práticas e Votos do Bodhisattva Samantabhadra

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: