O Nono Voto

Sutra Guirlanda de Flores
Avatamsaka Sutra

Sudhana, para confortar e beneficiar todos os seres viventes explica-se assim: em todos os oceanos dos mundos nas dez direções, em todo o reino do Dharma (cosmos) e nos reinos do espaço vazio, há muitos diferentes tipos de seres viventes. Isto quer dizer que há aqueles nascidos de ovos, nascidos do útero, nascidos pela transformação, bem como aqueles que vivem e dependem da terra, água, fogo (calor) e ar para sua existência. Há seres residentes no espaço, e aqueles que nascem e vivem em plantas e árvores. Isto inclui todas as muitas espécies e raças com sua diversidade de corpos, formas, aparência, duração de vida, famílias, nomes, e naturezas. Isto inclui suas muitas variedades de conhecimento e visões, seus vários desejos e prazeres, seus pensamentos e atos, e seus muito diferentes comportamentos, roupas e dietas (alimentares).

Inclui seres que moram em diferentes vilarejos, vilas, cidades e palácios, bem como deuses, dragões, e outos das oito divisões, humanos e não-humanos. Há também seres sem pés, seres com dois pés, quatro pés, e muitos pés; seres com forma e sem forma, com pensamento e não inteiramente pensantes, e nem inteiramente destituídos de um pensamento.

Eu buscarei harmonia e cuidarei de todos esses muitos tipos de seres, prestando-lhes todas as formas de serviços e oferecimentos. Eu lhes tratarei com o mesmo respeito que demonstro para com meus próprios pais, mestres, idosos, Santos (Arhats), e mesmo os Budas. Vou atendê-los todos igualmente, sem diferenças.

Serei um bom médico para a doença e sofrimento. Levarei aqueles que perderam o seu caminho para o caminho correto. Serei uma luz brilhante para aqueles na escuridão, e farei com que os pobres e destituídos descubram tesouros escondidos.

O Bodhisattva beneficia imparcialmente todos os seres viventes dessa maneira.

Por que é assim? Se um Bodhisattva condescende com seres viventes, então ele condescende com, e faz oferecimentos a todos os Budas. Se ele pode honrar e servir aos seres viventes, então ele honra e serve aos Budas. Se ele faz com que os seres viventes sejam felizes, ele está fazendo todos os Budas felizes. Por que é assim? É porque todos os Budas têm a mente da grande compaixão como sua substância. Por causa dos seres viventes, eles desenvolvem grande compaixão. Da grande compaixão nasce a mente do Bodhi; e por causa da mente do Bodhi, eles atingem a suprema e perfeita iluminação (Estado de Buda).

É como uma grande árvore régia crescendo nas pedras e areias de um deserto estéril. Quando as raízes obtêm água, os ramos, folhas, flores e frutos, todos florescerão. A árvore régia do Bodhi crescendo no deserto do nascimento e da morte é semelhante. Todos os seres viventes são suas raízes; todos os Budas e Bodhisattvas são suas flores e frutos. Ao beneficiar todos os seres viventes com a água da grande compaixão, pode-se alcançar as flores e frutos da sabedoria dos Budas e Bodhisattvas. Por que é assim? Porque por beneficiar os seres viventes com a água da grande compaixão, os Bodhisattvas podem alcançar a suprema e perfeita iluminação; portanto, o Bodhi pertence aos seres viventes. Sem os seres viventes, nenhum Bodhisattva poderia alcançar a suprema e perfeita iluminação.

Bom homem, você deve compreender esses princípios dessa forma: Quando a mente é imparcial para com todos os seres viventes, pode-se realizar a plena e perfeita grande compaixão. Ao utilizar a mente da grande compaixão para condescender com os seres viventes, realiza-se o oferecimento do Dharma para os Budas. Dessa maneira o Bodhisattva constantemente condescende com os seres viventes.

Mesmo quando os domínios do espaço vazio estiverem esgotados, os domínios dos seres viventes estiverem esgotados, os karmas dos seres viventes estiverem esgotados (extintos), eu ainda condescenderei interminavelmente, continuamente, em pensamento após pensamento, sem cessar. Meu corpo, fala e mente nunca cansarão dessas ações.”


As Práticas e Votos do Bodhisattva Samantabhadra

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: