“Além disso, Sempre Vigoroso, se um bom homem ou uma boa mulher, após a passagem do Tathagata à extinção, receber e ostentar este Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, seja lendo, recitando, explicando-o para outros ou copiando-o, eles obterão mil e duzentas virtudes meritórias da mente. Com suas mentes purificadas, ouvindo não mais que um simples verso ou uma simples sentença deste Sutra, compreenderão ilimitados, incomensuráveis significados. Tendo compreendido esses significados, serão então capazes de expor uma simples sentença ou um simples verso ao longo de um mês, quatro meses ou até um ano. Todas as Leis eles pregarão em concordância com a real intenção e o real significado, e nunca contradirão o Verdadeiro Aspecto daquelas Leis. Se pregarem através de textos mundanos expondo princípios morais, governamentais, ou seguindo uma carreira profissional para a sua sobrevivência, estarão sempre de acordo com a verdadeira Lei. Nos três mil grandes sistemas de mil mundos, todos os seres viventes dos seis caminhos, seus processos mentais, suas atividades mentais, as frívolas convicções em suas mentes, tudo isso eles conhecerão completamente. Embora não tenham ainda obtido a sabedoria sem falhas, ainda assim as suas mentes serão tão puras como descrito. Todos os pensamentos destas pessoas, cálculos ou pronunciamentos, estarão de acordo com a Lei Búdica, nunca serão falsos e estarão de acordo com o que foi pregado nos Sutras dos Budas anteriores”.
Naquela ocasião, o Honrado pelo Mundo, desejando enfatizar este significado, falou versos, dizendo:
“A mente desta pessoa será pura, brilhante, aguçada e imaculada. Com sua mente maravilhosa, ela conhecerá as Leis superiores, medianas e inferiores. Se ela ouvir não mais que um verso, compreenderá ilimitados significados e os pregará em plena concordância com a Lei, durante um mês, quatro meses ou um ano. Dentro e fora deste mundo, todos os seres viventes, sejam eles seres celestiais, dragões ou humanos, Yakshas ou espíritos, todos aqueles seres dos seis caminhos, todos os seus diferentes pensamentos; aquele que ostenta o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, como uma recompensa, conhecerá a todos imediatamente. Os incontáveis Budas nas dez direções, adornados com as marcas de centenas de bênçãos, quando pregam a Lei para os seres viventes, essa pessoa os ouvirá e poderá recebê-la e mantê-la em mente. Ela ponderará sobre seus ilimitados significados e pregará ilimitadas Leis também, sem engano ou omissão do principio ao fim, em virtude de ostentar o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa. Ela conhecerá completamente os Verdadeiros Aspectos de Todas as Leis e reconhecerá a sua sequência significativa. Conhecendo os nomes e palavras, ela os exporá da forma como os compreende. Tudo o que esta pessoa diz é a Lei dos Budas anteriores e, em razão de ela expor em acordo com esta Lei, ela o faz destemidamente na assembleia. Aquele que ostenta o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa possui uma mente pura como esta. Embora ele ainda não tenha atingido a sabedoria sem falhas, ele já possuirá as marcas acima descritas. Esta pessoa, ostentando o Sutra, residirá seguramente numa terra pura, onde todos os seres viventes deleitar-se-ão nela, estimar-lhe-ão e reverenciar-lhe-ão. Ela poderá, através de mil miríades de tipos de habilidades e palavras inteligentes, pregar o Dharma em detalhes, em virtude de ostentar o Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa”.
Buda Shakyamuni sobre os benefícios da mente dos Mestres da Lei no Capítulo XIX – Os Méritos e Virtudes do Mestre da Lei.